Comércio reabre com restrições
O governador João Doria flexibilizou a quarentena e deu autonomia aos prefeitos para implementar as mudanças para a reabertura do comércio. O assunto foi o tema de reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus – Covid-19, realizada na tarde de sexta-feira, dia 29, no Sindicato dos Servidores, onde foi decidida pela retomada consciente do comércio com restrições. Após a reunião a prefeitura editou decreto, publicado nesta edição, que regulamenta a reabertura iniciada na segunda-feira, dia 1º.
Dieb disse que as decisões foram tomadas em conjunto com os prefeitos do Codevar – Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande que, como Colina, pertence à DRS de Barretos, onde a pandemia está controlada e houve maior liberação das atividades.
O funcionamento está permitido para as atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, indústria não essencial e construção civil, desde que respeitem as restrições determinadas pelos órgãos competentes. “Devemos seguir as orientações para que a doença se mantenha controlada e o comércio de portas abertas. É muito importante que comerciantes, funcionários e clientes colaborem neste propósito”, destacou Dieb.
Os bares, restaurantes e similares retomaram o funcionamento, mas devem seguir as restrições contidas no decreto municipal, assim como o comércio de forma em geral, que manteve o controle de entrada de clientes para evitar aglomeração. Os salões de beleza também estão com o funcionamento liberado com atendimento de uma pessoa por profissional e agendamento de horário.
O uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento mínimo de 2 metros por pessoa, divulgação das medidas de prevenção ao Covid-19, entre outras são medidas de prevenção que devem ser seguidas por todos estabelecimentos.
A ACIC pediu a compreensão e colaboração de todos, principalmente com as restrições contidas no decreto para que a pandemia continue controlada no município.
JABORANDI
Em Jaborandi também houve a flexibilização do comércio com o cumprimento das medidas preventivas para evitar aglomerações dentro dos estabelecimentos, uso de máscaras, álcool em gel, etc. A abertura de restaurantes e lanchonetes está pemitida desde o início da semana, mas limita a ocupação por mesa e espaçamento obrigatório entre elas. A atividade do personal trainer está liberada somente em espaços fechados e com algumas regras.
BARRETOS E RIBEIRÃO
O comércio em Barretos reabriu com movimento intenso na segunda-feira, dia 1º. As lojas estão adotando todos os procedimentos de prevenção e limitando o fluxo de clientes no interior dos estabelecimentos. A recomendação é que as pessoas não relaxem, mantenham os cuidados e que a saída de casa seja controlada porque se a situação piorar o isolamento terá que ser adotado novamente. O North Shopping também reabriu as portas na segunda-feira com uso obrigatório de máscaras para todas pessoas, sejam clientes, vendedores, lojistas ou colaboradores. A aferição de temperatura corporal é feita logo na entrada, permitindo o acesso das pessoas com temperatura inferior a 37.5º. A praça de alimentação também está funcionando, respeitando o espaçamento entres as mesas. O cinema continua fechado.
Em Ribeirão cada estabelecimento é responsável por manter o controle de acesso e distanciamento entre os clientes, reduzindo a capacidade de atendimento a 20%. As atividades têm horário definido para o funcionamento, que é de 4 horas diárias.
Reunião do comitê criado para discutir as questões relacionadas à pandemia.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie