Dia 03 – Sexta-feira
15h – Exposição do Santíssimo Sacramento até às 18h na matriz para Adoração
18h– Oração do Ângelus na matriz e Bênção do Santíssimo Sacramento
Dia 04 – Sábado
19h – Missa online na matriz
Dia 05 – Domingo
09h30 – Missa online na matriz
Todas as missas são transmitidas online pelo Youtube e também pela página do facebook da Paróquia São José
“A ACOLHIDA DO REI JUSTO E HUMILDE”
No domingo anterior, a liturgia deveria ter abordado a questão da acolhida dos enviados de Deus. No Evangelho, Jesus diz que “quem recebe um profeta recebe a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, recebe a recompensa de justo” (Mt10,41). Estes textos não foram lidos porque foram substituídos pela liturgia de São Pedro e São Paulo.
Na liturgia deste próximo domingo, a mesma questão é vista de outro ângulo, com um acento maior na imagem do justo e humilde. O ponto de partida já não é a figura clássica do profeta, mas a do rei justo e humilde do relato profético de Zacarias. Essa mesma imagem servirá para pensar a vida dos cristãos, segundo o espírito e o discurso de Jesus no Evangelho de Mt 11,25-30. Só depois disso podemos entender o canto do salmista: “Bendirei eternamente vosso nome, ó Senhor” (SL114).
Uma consideração a ser tecida tem a ver com a noção de acolhida que perpassa as três leituras – na primeira Zc 9,9-10 – como convite a festejar a chegada do rei; na segunda Rm 8,9-13 – como convite a aceitar o Espírito de Cristo como o guia de nossa existência; e, no Evangelho de Mt 11,25-30 – como convite a acolher o “jugo” do rei humilde e manso de coração. O jugo suave de Jesus se contrapõe aos “fardos pesados e insuportáveis” que os escribas e fariseus de seu tempo impunham aos homens. Seu jugo consiste em sua interpretação e aplicação da Lei e, sobretudo, na sua capacidade de relacionar-se com Deus como Pai. Viver sob o jugo de um rei pacífico, manso, humilde não é um fardo pesado.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA - Pároco
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie