Dia 25 – Sábado – Dia de SÃO CRISTÓVÃO – Padroeiro dos Motoristas
19h – Missa on-line na matriz sem a presença de fiéis
20h – Bênção dos veículos atrás da matriz descendo a Rua 13 de Maio
Dia 26 – Domingo – Dia dos AVÓS – São Joaquim e Santa Ana
– Durante a missa bênção dos Avós – Missa I
09h30 – Missa on-line na matriz sem a presença de fiéis
Todas as missas são transmitidas on-line pelo Youtube e também pela página do Facebook da Paróquia São José
“DEUS REINA SOBRE SEU POVO”
Um primeiro tema a ser explorado nas leituras deste próximo final de semana é o aspecto do julgamento final. Não podemos esquecer que, no Evangelho, as parábolas são todas sobre o Reino dos céus e, na última, o acento é claramente o julgamento no fim dos tempos. Isso significa que, uma vez que a realidade do Reino dos Céus se faz presente, necessariamente se dá o julgamento, pois esse Reino é incompatível com maldade, injustiça, desigualdade, etc.
O julgamento do fim dos tempos indica que tudo o que não corresponde ao projeto divino de salvação deve desaparecer. O Reino dos céus é incompatível com a maldade, com a injustiça.
Disso decorre que consideremos outro tema presente nesta liturgia: a justiça. Esse tema aparece em cada leitura. Em 1Rs 3,5-12, aparece como a característica do rei que governa segundo a vontade de Deus. Salomão é o rei a quem Deus deu um coração capaz de discernir entre o bem e o mal, para que governasse com justiça.
No Evangelho de Mt 13,44-52 – o tema surge na separação do fim dos tempos: os anjos irão separar as pessoas más das justas. E, na leitura de Rm 8,28-30 – a justiça é primeiramente uma característica do Filho e a vocação dos seus seguidores, uma vez que são vocacionados a serem conformes à imagem do Filho, no qual, além de redenção, temos a plena realização do humano.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA - Pároco
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie