Biometria não será usada nas eleições municipais
Eleitor será identificado pela digitação do número do título na urna
A pandemia alterou não só as datas do calendário eleitoral que foi prorrogado, como também a identificação biométrica que seria adotada por um número maior de municípios neste ano. A Justiça Eleitoral excluiu o novo sistema de votação das eleições municipais de novembro, em todo o país, como medida preventiva ao Covid-19.
A decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que segue recomendações médicas e sanitárias, se baseou no fato de que a identificação pela digital aumenta a probabilidade de infecção, já que o leitor biométrico não pode ser higienizado com frequência.
A reportagem procurou o chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, que explicou que a biometria foi cancelada mesmo em municípios onde o voto foi biométrico em 2018, como é o caso de Terra Roxa. “A biometria, sistema pelo qual o eleitor é identificado pela digital colocada na urna eletrônica, acaba sendo mais demorado o que pode ocasionar filas e aglomeração, o que não é recomendado. Além disso, evitar o contato da mão com o leitor da urna diminui a possibilidade de contágio”, salientou Campos Júnior.
Ele disse que com apenas dois cargos em disputa, prefeito e vereador, a votação será muito rápida. “Quem fez a biometria já está cadastrado. O eleitor, de Colina e Jaborandi, que não fez poderá votar normalmente porque o título que estava cancelado foi regularizado automaticamente para a eleição deste ano. Após o pleito o título ficará irregular novamente e o eleitor terá que fazer a biometria em algum momento”, salientou Carlos
CONVOCAÇÃO ON-LINE
Outra novidade é que os mesários que irão trabalhar nas eleições serão convocados por e-mail e WhatsApp. Os Cartórios de todo o país têm até o dia 16 de setembro para convocar os cidadãos que atuarão como membros das mesas receptoras de votos. O chefe do Cartório disse que as nomeações para os três municípios abrangidos pela 178ª Zona Eleitoral começam a ser feitas a partir deste mês.
Os funcionários do Cartório, que estão trabalhando de forma remota desde o início da pandemia, retornam ao trabalho no final deste mês de forma interna, sem atendimento ao público, para dar continuidade aos trabalhos preparatórios da eleição.
Biometria não será desta vez.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie