Campanha antirrábica é adiada no Estado
O governo de São Paulo anunciou na última semana o adiamento da campanha de vacinação antirrábica, geralmente realizada nos meses de agosto e setembro, para evitar aglomerações e reduzir o risco de contágio pela Covid-19.
A decisão foi tomada pela Secretaria Estadual de Saúde em conjunto com as cidades do “CIB” (Comissão Intergestores Bipartite), seguindo recomendações do Ministério da Saúde que prevê a reprogramação da campanha provavelmente para o ano que vem.
Duas pessoas já morreram de raiva humana neste ano no Brasil. O Estado de SP não registra casos de raiva em humanos e nem em animais domésticos desde 1997 e 1998, respectivamente.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que sem o envio de vacinas não há como realizar a campanha. A recomendação é que os proprietários de cães e gatos mantenham a vacina de rotina, disponível nas clínicas veterinárias particulares.
EVITE CONTATO COM MORCEGOS
O coordenador de fiscalização epidemiológica, Antônio Figueira, orienta que se um morcego for encontrado (vivo ou morto) nas residências ou quintais deve ser colocado sobre o animal um pano, balde ou caixa. “É necessário evitar que animais de estimação tenham contato com o morcego e que o morador comunique a Vigilância Epidemiológica/Controle de Vetores. Se alguém teve contato direto com morcego ou for mordido por animal doméstico ou silvestre procure, imediatamente, a unidade do Pronto Atendimento”, esclareceu o coordenador.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie