Paróquia lança vídeos sobre as curiosidades da igreja matriz
Católicos custearam toda restauração realizada há 12 anos
Quem conhece ou visita a igreja matriz, considerada uma das mais belas da região, não imagina quantas curiosidades e histórias cercam o templo católico ao redor do qual o município começou a ser formado.
Para a comunidade conhecer mais sobre essa história, a Paróquia São José tem divulgado vídeos em seu canal no YouTube contando curiosidades peculiares que começaram com a visita virtual guiada pelo padre Santana ao coro, sino e relógio. O 2º vídeo, postado há alguns dias, já está disponível e aborda a restauração da matriz, vitrais e quadros da via sacra.
A reinauguração da restauração do símbolo católico aconteceu há 12 anos, em março de 2008. O trabalho, feito de forma gradual e por etapas, demorou cerca de 5 anos para ser concluído. Todo dinheiro gasto, orçado em R$ 452 mil, é fruto de doações dos fiéis. “Tudo foi possível graças ao patrocínio de diversos cristãos, amantes de Deus. Cada uma destas pessoas é responsável pelo que temos hoje na igreja. Nosso povo é bom e quando precisamos todos estendem as mãos para ajudar. Sou muito grato pelo que fizeram”, destacou padre Santana.
RESGATE DA PINTURA ORIGINAL
O trabalho teve início no telhado, seguiu com a substituição das lajotas por granito. O piso do altar, que já era de mármore, não precisou ser trocado. Após a completa substituição da parte elétrica e antes da pintura geral do prédio, foi realizada a restauração pela USP/Ribeirão Preto que usou técnicas de raspagem das camadas de tintas até chegar à pintura original das paredes. “O trabalho necessitou do uso de andaimes pelos técnicos nas partes mais altas e demorou alguns meses porque é uma tarefa delicada, que valeu a pena. O resultado surpreende até hoje”, frisou Santana.
IMAGENS SACRAS E VITRAIS
Com o espaço físico recuperado, iniciou-se uma nova etapa com a restauração das imagens sacras de madeira, originais da Espanha, que estavam muito deterioradas pela ação do tempo. “A paróquia manteve contato com o Ministério da Cultura que indicou uma pessoa cadastrada de Santa Bárbara d’Oeste, onde o restaurador realizou o trabalho, que demorou cerca de um ano. Enquanto isso os lustres e arandelas que já existiam na matriz também foram recuperados e adquiridos mais lustres para a reinauguração”, disse o pároco.
Os vitrais também deram um aspecto especial às paredes da matriz. A noite a luz interior realça as figuras dos vitrais que se destacam na paisagem e durante o dia os feixes de luz transpassam os vidros coloridos, refletindo a riqueza de detalhes das passagens bíblicas com o padroeiro São José, Virgem Maria, Menino Jesus e o Espírito Santo. “Os vitrais não existiam e só foram concretizados com as doações da comunidade, que sempre se mostra solidária. Além de toda beleza, os vitrais retratam a história contida nos evangelhos. O maior de todos é o que fica na parte superior da entrada principal da matriz, com José segurando o Menino Jesus e alguns lírios, que são símbolo do santo. Também há os vitrais com as cruzes que representam a vitória de Jesus que venceu a morte e ressuscitou”.
QUADROS DA VIA SACRA
Os quadros da via sacra são muito antigos, existem desde a criação da igreja e vieram da Itália. Por conta do tempo e da falta de cuidado no manuseio para limpeza a pintura das telas se desgastou, precisando ser restauradas. “As tintas usadas na recuperação são italianas e o trabalho foi executado em Ribeirão Preto. A partir de então temos tomado um cuidado bem maior para conservação das pinturas. As 14 telas são originais e anteriores a modificação de 1991, feita pelo Papa João Paulo II, que inclui a 15ª estação, da ressurreição de Jesus, à via sacra”. O 2º vídeo das curiosidades da igreja está disponível no link: https://youtu.be/w_UqgoUo1Bo
O padre já pensa em gravar um novo vídeo da igreja que, além de um templo de oração, é também um lugar com um passado repleto de histórias que merecem ser conhecidas por todos. Vamos aguardar!
A restauração foi um processo demorado que recuperou a pintura das paredes. O trabalho, realizado pela USP/Ribeirão Preto, precisou de andaimes nas partes mais altas.
Pintura em afresco com a imagem do padroeiro São José segurando o Menino Jesus, pintado no teto sobre o altar da igreja.
Vitral integra a beleza dos detalhes que compõe a igreja matriz.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie