NUNCA É DEMAIS FALAR SOBRE A COVID-19
 
A COVID-19 é uma doença causada pelo SARS-CoV-2 (coronavírus), com espectro clínico que envolve desde quadros assintomáticos até graves, incluindo óbitos. Segundo publicações da Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes pode permanecer assintomática ou oligossintomática (poucos sintomas). Os outros 20% podem necessitar de suporte hospitalar, principalmente pela dificuldade respiratória, dos quais, em torno de 5% podem necessitar de respirador.
 
As formas de transmissão estão relacionadas ao contato com partículas eliminadas pelo doente, no ar, em superfícies e por contato direto. Alguns exemplos de situações são: aperto de mão, saliva, espirros, tosse. As secreções podem entrar diretamente pela boca, olhos e nariz do contactante ou o vírus pode ser levado pelas mãos contaminadas a estas portas de entrada.
 
Os sintomas mais observados são tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato (anosmia), alteração do paladar (ageusia), distúrbios gastrintestinais, cansaço (astenia), diminuição do apetite, dispneia (falta de ar).
 
Alguns métodos eficazes de prevenção envolvem a lavagem frequente das mãos até a altura dos punhos, com água e sabão e/ou higienização com álcool 70%; ao tossir ou espirrar, deve-se cobrir nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo; não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção com as mãos não higienizadas.
 
Além disso, manter o distanciamento social (mínimo de 1 metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio); evitar abraços, beijos e apertos de mãos; usar máscaras de forma adequada o tempo todo. Os ambientes devem ser mantidos limpos e ventilados e a circulação desnecessária (nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas) deve ser evitada.
 
Se estiver doente, o isolamento é obrigatório, principalmente idosos e doentes crônicos.
 
Em caso de dúvidas, existem canais de orientação on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde.
 
Felipe Infante
Yunes Henrique Foleto Matareli
Curso de Farmácia
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos

Postado em 08/10/2020
Por: A Redação
Publicidade

Atendimento

(17) 3341-1180
Seg à Sexta das 08h às 19h Sab das 09h às 12h
Ouvidoria
Fale Conosco
Desenvolvido por:

DIgraca.com.br
Siga-nos

Estatisticas

Hoje:6.144
Ontem:1.063
Total:135.253
Recorde:10.653
Em - 14/09/24