Postos estarão abertos no sábado para vacinação
A UBS da Vila Fabri e a ESF do Nosso Teto estarão abertas neste sábado, dia 17, para a mobilização nacional “Dia D” das campanhas de multivacinação (menores de 15 anos) e poliomielite (paralisia infantil) para crianças menores de 5 anos.
Os postos ficarão abertos das 8 às 17h e a apresentação da carteira de vacinação é indispensável já que é por meio dela que os profissionais de saúde detectam se há vacinas importantes que precisam ser aplicadas, tanto para eventual situação de atraso, falta ou necessidade de reforço. A medida contribuiu para melhorar as coberturas vacinais, que têm oscilado em todo o país nos últimos anos.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as campanhas prosseguem até o final do mês nos dois postos de vacinação que funcionam durante toda a semana, das 7 às 11h e das 13h às 17h. Na sexta a vacinação termina às 16h.
BAIXA COBERTURA VACINAL
Em entrevista à imprensa, a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação, Helena Sato, informou que “estamos em alerta com os baixos alcances da cobertura vacinal em todo o estado. A Campanha de Multivacinação será um auxílio para aumentarmos a proteção e minimizarmos as chances de que as doenças retornem. O objetivo é que São Paulo tenha a maior cobertura entre os estados do país”.
Alguns exemplos de cobertura inferior registrada em 2019, conforme dados disponíveis no Programa Nacional de Imunizações (PNI) são: menincoccócica C (87,28%), pentavalente (71,77%), poliomielite (86,16%) e tríplice viral (91,37% na 1ª dose e 82% na segunda). Os dados preliminares de 2020, até agosto, indicam a importância de melhorar os índices.
Sábado é dia de imunização contra a “pólio” e de atualização das carteirinhas de vacinação dos menores de 15 anos.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie