Colina e Jaborandi perdem seções de votação
Colina e Jaborandi, assim como todo o país, terão menos seções eleitorais no pleito de 15 de novembro com a extinção temporária realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Isso aconteceu com a “aposentadoria” das urnas de modelos mais antigos, 2006 e 2008, que não foram repostas. Com a quantidade menor de urnas que estarão em uso no dia do pleito, algumas seções foram agrupadas a outras.
Os eleitores das seções 1 na “Lamounier de Andrade” e 15 na EMEF “Antonio Daher” - Cohab 2 continuaram votando nas mesmas escolas, mas não nas seções onde estão inscritos. O mesmo aconteceu com a seção 23 da EE “Alexandre de Ávila Borges”, de Jaborandi, que também foi extinta temporariamente, mas os eleitores continuam votando na escola.
“No dia da eleição, equipes de apoio logístico estarão nas escolas com uma listagem dos eleitores transferidos temporariamente de seção, indicando onde irão votar. O eleitor transferido temporariamente também poderá saber antecipadamente em qual seção irá votar baixando o título digital (e-título)”, informou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral.
Colina tem 5 locais de votação com 37 seções e 14.825 eleitores aptos a votar. Em Jaborandi são duas escolas, 13 seções e 5.135 votantes.
MENOS QUANTIDADE E MAIS MODERNIDADE
A 178ª Zona Eleitoral tinha apenas quatro urnas 2008, a grande maioria que é de 2009 continua válida para a eleição deste ano. “Com a redistribuição de urnas em todo o país recebemos de outros cartórios urnas 2011, 2013 e 2015 que são modelos mais novos e modernos. Em algumas seções ainda serão usados os modelos 2009, mas a maioria ficará como contingência (reserva)”, salientou Campos Júnior.
JUSTICATIVA NO CELULAR
O Cartório Eleitoral também está aguardando a confirmação, mas é praticamente certo que a justificativa poderá ser feita pelo aplicativo e-título. “O eleitor não precisará ir ao local de votação para justificar a ausência, basta abaixar o aplicativo e ativar a localização do celular evitando fila, etc. Também será possível justificar presencialmente para quem preferir”.
O juiz eleitoral ainda não marcou a sessão de lacração das urnas que, provavelmente, deverá ser realizada em novembro.
As seções extintas serão reagrupadas às já existentes no mesmo local de votação.
Escola “Lamounier de Andrade”, maior colégio eleitoral da cidade, terá uma seção de votação a menos.
A Escola “Alexandre” em Jaborandi, perdeu uma seção eleitoral.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie