Cerimônia de diplomação não será realizada
A Justiça Eleitoral confirmou que a cerimônia de diplomação não será realizada devido à pandemia. Os diplomas deverão ser impressos na internet pelo prefeito/vice e vereadores eleitos no pleito do dia 15 de novembro.
O chefe do Cartório Eleitoral, Carlos Humberto Campos Júnior, explicou que a realização ou não da solenidade foi tema de consulta pelo TSE entre os cartórios, sendo que a maioria (76%) foi favorável à opção “sem cerimônia”.
“O acesso para impressão dos diplomas pela internet será mediante login e senha fornecidos ao eleitos pela Justiça Eleitoral em data a ser definida pelo juiz eleitoral de cada cidade”, explicou Campos Júnior.
JUSTIFICATIVA DOS FALTOSOS
A justificativa feita no dia da votação é mais simples, bastando que o eleitor esteja fora do domicílio eleitoral. Mas aqueles que quiserem justificar a ausência após a eleição terão que comprovar ao juiz a impossibilidade de votar mediante atestado médico, etc. O pedido deve ser enviado no prazo de 60 dias depois do pleito.
A multa para quem não votou é de R$ 3,51. A guia de pagamento é gerada pela internet (www.tre-jus.br). “O sistema acusa o pagamento e damos baixa no sistema. O eleitor pode fazer isso sem pressa”, disse Carlos que informou também que no dia 15 de dezembro é o último prazo para a apresentação final da prestação de contas da campanha pelos candidatos.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie