Rafael se sente preparado para presidir a Câmara
A política é uma tradição na família do candidato eleito Rafael da Silva Cury (PSB) que é neto e filho de ex-vereadores. O irmão e vereador Daniel foi candidato a prefeito. O comerciante, de 36 anos, se elegeu com 300 votos ficando em 4º lugar. Esta foi a 2ª eleição disputada, na primeira em 2016 ficou em 13º com 248 votos. Ele é o entrevistado da semana e assegura que está preparado para ser presidente da Câmara. Veja a entrevista a seguir.
Foi surpresa ou esperava o número de votos que obteve?
Esperava sim, pois a trajetória política da minha família consiste em sempre trabalhar pela população o que de certa maneira nos credencia a um reconhecimento natural.
Por que quis ser vereador?
Nasci vendo meu avô, cresci acompanhando meu pai e meu tio e tive o prazer de vivenciar juntamente com meu irmão a política. Temos uma história de comprometimento no qual valorizamos a vida, bem como o ser humano. A Bíblia é clara quando fala em servirmos, então para mim, juntamente com meus familiares, poder servir, ajudar a minha cidade é motivo de orgulho e honra.
Quais as prioridades como legislador?
As prioridades são exercer com independência a obrigação de um vereador, que é ser um agente legislativo e também um fiscal dos atos do Poder Executivo, analisando as propostas legislativas sob o prisma do interesse público. Além disso, é preciso agir de forma inovadora, buscando responder aos novos desafios que se avizinham priorizando a área da saúde e emprego.
Qual será o primeiro projeto na Câmara?
Devemos lembrar que o vereador tem 2 importantes funções que é de fiscalizar e legislar. Contudo, ao falarmos de projetos, temos que ter o conhecimento de que o projeto que depende de recursos financeiros para executá-los, ele é considerado inconstitucional. Portanto meu 1º projeto será incorporar em nossa Lei Orgânica do município o projeto Lei da Ficha Limpa onde Prefeito, Vice-prefeito, vereadores, secretários e os que ocupam cargos comissionados condenados por um colegiado, não poderão exercer esses cargos de tamanha importância.
O que Colina necessita e não dá mais para esperar?
Colina necessita de uma Administração mais humana, com empatia e que faça mais com menos. Porém, o que realmente não dá mais para esperar é o investimento em qualificação técnica para geração de emprego assim como uma saúde de maior qualidade. Precisam parar de investir (maquiagem) em prédios e valorizar o ser humano, aquele que trabalha de Sol a Sol e aquele que quer trabalhar para ter uma vida digna sem assistencialismo.
Quais as principais reclamações do povo durante a campanha?
Falta de emprego, uma saúde de qualidade e uma administração voltada para a população.
Vai se empenhar para tentar resolver essas reclamações?
Sim! São nítidos os sinais de desgaste por tantos anos de continuidade do governo atual e vou me empenhar para mudar o que estiver ao meu alcance.
Tem a intenção de assumir a presidência da Câmara, sim ou não? Por quê?
Sim, como mencionei anteriormente nasci, cresci, vivi, bem como participei da nossa política e me sinto preparado para tal responsabilidade.
Tem contato com algum deputado do seu partido (PSB) ou de outra legenda?
Sim! Tenho muitos contatos com antigos políticos, bem como atuais, trabalhei como assessor parlamentar e tenho ótimo acesso e muitos contatos com atuais políticos.
Isso é importante para conseguir recursos para o município?
Extremamente importante, não basta pedir. Sabemos que o cargo de vereador assim como o de deputado, entre outros, é muito importante. Por isso, o político deve conhecer sua real função, ter uma postura e também conhecimento para pleitear algo.
Como você analisa a renovação recorde do Legislativo, que reelegeu apenas dois dos atuais vereadores?
A população está mais participativa, além do que o acesso à informação ao menos na Câmara Municipal está mais em evidência. Isso faz com que a população cobre mais e exija mais de seus representantes.
O salário de vereador é justo para a função?
Se pensarmos principalmente na importância do vereador como agente legislativo e fiscal do Executivo, o salário é justo. O vereador competente e atuante traz ao município benefícios que superam em muito o valor de seu salário, assim como também o prefeito e vice-prefeito, o que precisamos na verdade é fazer jus aos vencimentos, o que não vem ocorrendo por muito e muito tempo. O que precisamos saber é se os demais servidores estão tendo seu trabalho reconhecido e seus salários valorizados pelo seu desempenho.
Rafael foi o 4º mais votado nas eleições de novembro.
Rafael Cury também quer presidir a Câmara.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie