Zé Afonso quer ser um fiscal do dinheiro público
O engenheiro José Afonso de Salvi, de 62 anos, é um dos vereadores mais experientes no cargo. Ele já participou de seis eleições, sendo que no último dia 1º assumiu o seu quarto mandato no Legislativo.
Na primeira disputa, em 1996, foi eleito com 175 votos e reeleito nas duas próximas legislaturas 2001/04 (239 votos) e 2005/08 (354). Nas eleições para os mandatos de 2009/12 e 2017/20 a quantidade de votos, 283 e 261, não foi suficiente para o eleger, ficando como suplente. Ele se candidatou novamente no ano passado, ficando em 9º lugar com 256 votos. O servidor público ficou de fora apenas da eleição de 2012, quando não se candidatou. O vereador, que atualmente está no PSDB, mas também já passou pelo PMDB e PDT, diz que entre suas prioridades está a fiscalização do dinheiro público. Veja a entrevista a seguir:
Foi surpresa ou esperava o número de votos que obteve?
Não foi surpresa, sempre fiz meu trabalho em prol da população colinense e com isso me deram a honra de representá-los no Legislativo.
Por que quis ser novamente vereador?
Com a graça de Deus para poder desempenhar a função de fiscal da lei e poder estar elaborando projetos de lei, emendas e indicações em benefício da nossa população.
Quais serão as prioridades como legislador?
É ser o fiscal do dinheiro público, é ver se os recursos estão sendo bem aplicados, e se as contas públicas (as receitas os dinheiros que chegam à prefeitura) e as despesas (gastos feitos durante a gestão) estão sendo bem feitos.
Qual será o primeiro projeto na Câmara?
Pretendo apresentar projetos em diversas áreas e emendas nos artigos do Plano Diretor.
O que Colina necessita e não dá mais para esperar?
Investir mais em educação e saúde.
Valorizar o funcionalismo municipal, fornecer cursos e palestras que melhorem a cada dia a capacitação dos funcionários.
Quais as principais reclamações do povo durante a campanha?
Em minha caminhada ouvi diversas reclamações em vários âmbitos, como a falta de emprego, saúde, segurança, plano de carreira dos servidores, dentre outros.
Vai se empenhar para tentar resolver essas reclamações?
Sim, porque nada é impossível, quando você tem aval de ter sido eleito para resolver os anseios e o bem estar da população.
O contato com deputados é importante para conseguir recursos para o município?
Sim, é o elo de ligação, melhor caminho para conseguir os convênios, ter acesso junto ao governo estadual e federal.
Como analisa a renovação recorde do Legislativo, que reelegeu apenas dois dos atuais vereadores?
Com respeito, pois a população tem acompanhado mais de perto as sessões da Câmara e com isso escolhendo melhor seus representantes.
O salário do vereador é justo para a função?
Vereador sendo atuante, correspondendo os anseios da população e de seus eleitores, os subsídios atuais, votados pela legislação anterior, está dentro do parâmetro previsto em lei.
O servidor municipal assumiu o seu 4º mandato como vereador.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie