Vacinação começou com o envio das primeiras doses
As primeiras 204 doses da vacina contra a Covid-19 chegaram a Secretaria Municipal de Saúde na tarde de quarta-feira, 20, e no final do dia teve início a vacinação com prioridade para os profissionais de saúde que estão na linha de frente da pandemia. A primeira pessoa a ser vacinada foi a técnica de enfermagem Maria Aparecida Jorgete Rodrigues, que atua no setor de saúde há 43 anos.
Os primeiros lotes da vacina que abasteceram o interior do Estado também chegaram na quarta-feira pela manhã ao Departamento Regional de Saúde (DRS V Barretos), que recebeu 7.240 doses, sendo que deste total 1.700 foram redistribuídas aos 14 municípios da região. Os quatro municípios maiores: Barretos (3,2 mil), Bebedouro (1,3 mil), Olímpia (640) e Guaíra (400) receberam a vacina diretamente.
A Secretaria de Saúde informou que elaborou plano de imunização contra a Covid-19 e o cronograma de vacinação é estabelecido pelo Departamento Regional, bem como a quantidade de doses. “Temos recebido orientações quanto à importância e eficácia da vacina, idade indicada e os grupos contemplados. Cada munícipio recebe o necessário de insumos (agulhas, seringas, etc) para atender o cronograma estipulado. A quantidade enviada é realizada por etapas, de acordo com o cronograma do estado e necessidade do município”, explicou a secretária de Saúde, Dra. Sadia Ferreira.
Neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência com mais de 18 anos vivendo em instituições de longa permanência receberão as doses. A inclusão de novos grupos populacionais será norteada pelo PNI – Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde. A campanha no Estado está sendo desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do órgão federal. A medida que mais doses forem disponibilizadas as novas etapas do cronograma e públicos-alvo serão divulgadas.
ESCOLA, CLUBE E RECINTO SERÃO POSTOS DE VACINAÇÃO
A vacinação em Colina será realizada na ESF (unidade de saúde) do Nosso Teto, na creche da Vila Fabri e na sede do Colina Atlético. No Recinto Municipal serão aplicadas as doses no sistema drive thru. “Quanto à prioridade de imunização seguiremos o cronograma do Estado com prioridade para profissionais da saúde e idosos. A apresentação da carteira de vacinação é fundamental e de grande importância”, destacou a secretária.
O secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, informou que “até amanhã, dia 22, terá sido finalizada as entregas nos municípios e nos 25 centros de distribuição regionais para abastecer as 645 cidades do estado”.
2 MIL TESTES
Segundo dados do município, desde o início da pandemia 477 pessoas contraíram o vírus em Colina, sendo que 460 se recuperaram e 17 morreram. Atualmente 4 pessoas estão internadas no Centro de Enfrentamento Municipal, 4 no Hospital Nossa Senhora em Barretos e 1 em Bebedouro. A Secretaria de Saúde divulgou que o Centro de Enfrentamento já realizou 2.000 testes.
Caminhão, escoltado pela polícia, chegou a Barretos na manhã de ontem com carregamento da CoronaVac.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie