Alunos retornam às escolas e se adaptam ao “novo normal”
Quase um ano depois os alunos da rede pública municipal e estadual de ensino retornaram às escolas na segunda-feira, dia 8, quando teve início o ano letivo com aulas presenciais que seguem todos protocolos de segurança, que exigem ocupação limitada das salas de aula para que o distanciamento seja mantido.
A rotina está sendo retomada aos poucos mediante a adoção de medidas rígidas de cuidados que devem ser praticados por todos para o bem estar tanto de alunos, professores e funcionários das escolas.
As aulas da Rede Municipal começaram no dia 1º para as etapas de ensino obrigatórias: Ensino Fundamental (1º ao 9º anos) até o Ensino Médio Profissional, de forma híbrida, alternando atividades remotas e presenciais.
Além das atividades remotas na Plataforma “Escola Em Casa”, também teve início nesta semana a avaliação diagnóstica presencial em que os alunos são agrupados em turmas, com no máximo 35% a cada dia, alternando-se as turmas até que todos sejam avaliados. A partir do próximo dia 22 as atividades presenciais continuam, de forma gradual, mantendo o agrupamento.
Para os alunos da Educação Infantil Pré-Escolar (4 e 5 anos – Recreação e Pré-Escola) as atividades, de forma presencial gradual, têm início a partir do próximo dia 22, mesma data para as aulas presenciais dos alunos da ETAM “São Francisco de Assis” e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para a educação infantil creche (0 a 3 anos), etapa que não é obrigatória, o ano letivo começa em março.
A professora Elizabete Neme, responsável pela Secretaria de Educação, informou que todos protocolos sanitários estão sendo seguidos rigorosamente em todas as unidades escolares. “Os funcionários foram treinados e orientados visando a segurança tanto de alunos como dos profissionais. As escolas estão abastecidas com álcool em gel, material de higiene e EPIs (máscaras, luvas descartáveis, face-shield para todos funcionários, entre outros equipamentos de proteção fornecidos rotineiramente. O Plano de Retomada está sujeito à alterações de acordo com as atualizações do Plano SP e dos indicadores epidemiológicos locais”, destacou Bete que esclareceu também que a partir deste ano letivo a Rede Municipal inicia o plano de ampliação do período integral nas EMEIs “Adércia T. G. Ferreira” – Cohab 3, “Clarice Camolesi Daher” – CDHU 2, “Lupércio Polizeli” – Patrimônio e “Pedro Magosso” – Vila Hípica. “Estas unidades atenderão os alunos da etapa de educação infantil pré-escolar, de 4 e 5 anos (recreação e pré-escola), em período integral uma vez que têm capacidade física para essa ampliação. Os pais estão sendo orientados pelas respectivas diretoras de escola”.
NÚMERO REDUZIDO DE ALUNOS POR SALA
Na EE “Prof. Darcy Silveira Vaz”, a única estadual do município, o retorno das aulas obedece o sistema híbrido de ensino, em que parte dos alunos permanece no formato remoto com aulas on-line e parte no presencial, que dá em média de 12 a 14 alunos por sala.
“A região nesta semana está classificada na fase laranja do Plano SP, que permite aulas presenciais com até 35% de alunos desde que todos os protocolos sanitários sejam seguidos. É o que estamos fazendo desde o início do ano letivo na segunda-feira, dia 8. Além da descontaminação das carteiras várias vezes por dia, também é aferida a temperatura de alunos e profissionais e acima de 37 graus já direcionamos para a unidade de saúde”, explicou o diretor José Carlos Constantin Júnior que acrescentou também que o horário de entrada e saída tem sido diferenciado para dar conta dos cuidados necessários. Ele também tranquilizou e se colocou à disposição dos pais que podem manter contato pelo fone 3341-1848 ou nos grupos de conversa criados para esta finalidade.
Diretor José Carlos e professora Tharen, da Escola Darcy, com os alunos em sala de aula.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie