Muniz quer implantar escola profissionalizante na cidade
O empresário Antônio Muniz, de 55 anos, que ficou conhecido como o “vereador sem salário”, é o último entrevistado da série de reportagens com os eleitos. Apesar de ficar filiado ao PSDB por 22 anos, “Muniz”, como é conhecido, mudou de partido no início de 2020 para disputar a sua primeira eleição, sendo eleito pelo Democratas com 175 votos, ficando em 23º lugar.
A eleição não foi surpresa para o técnico em agropecuária que atribuiu a votação às propostas voltadas à população e à doação de 100% do salário às entidades nos quatro anos do mandato. As primeiras beneficiadas foram a Apae e a Casa Assistencial. Os vencimentos de fevereiro serão entregues ao Asilo e Maçonaria.
Muniz ressalta que vai batalhar pela instalação de escola profissionalizante na cidade. “O jovem precisa de uma qualificação técnica para ingressar no mercado de trabalho. Só assim a gente quebra este ciclo vicioso de as empresas não se instalarem aqui porque não existe mão de oba qualificada”. Veja entrevista a seguir
Foi surpresa ou esperava o número de votos que obteve?
Não foi surpresa, pois os 175 votos foram de extrema confiança em meu trabalho e meu caráter pessoal.
Por que quis ser vereador?
Por residir em Colina desde 1978 e acompanhar todo o trabalho desenvolvido, sempre acreditei em um futuro promissor pra nossa cidade. Com o passar do tempo me senti no dever de participar do corpo legislativo em forma de trabalho à população colinense e retribuir a gratidão que sempre tive por residir e instalar aqui minha empresa, visando sempre a geração de emprego e renda ao município. Portanto, quero desenvolver um trabalho de honestidade e seriedade em benefício da cidade e toda população.
Quais serão as prioridades como legislador?
Primeiramente, cumprindo uma das proposta de campanha, será a busca por uma qualidade melhor do ensino médio para os jovens que precisam de uma qualificação técnica profissional para se colocar no mercado de trabalho. Através da qualificação dos jovens colinenses automaticamente mais empresas se instalarão no Distrito Industrial e no comércio, visando esses profissionais qualificados. Tenho como prioridade também o desenvolvimento de trabalhos voltados à saúde, esporte, lazer e obras que beneficiarão toda população colinense.
Qual será o primeiro projeto na Câmara?
No último dia 8 apresentei 6 indicações ao Poder Executivo. Uma das primeiras refere-se à construção de um pátio municipal com guarita e monitoramento de segurança para os proprietários de veículos de porte grande e médio (caminhões, ônibus e vans) para que mantenham seus veículos fora das vias urbanas da cidade, causando muita das vezes perigo e insegurança aos moradores dos bairros que constantemente permanecem estacionados por vários dias no mesmo local. Também solicitei a redução do canteiro central da Av. Luiz Lemos de Toledo e o aumento de mais uma faixa de trânsito nos dois sentidos. Por ter um intenso tráfego de veículos de grande porte a avenida carece desta adequação.
O que Colina necessita e não dá mais esperar?
A instalação de uma escola de ensino médio profissionalizante para atender a demanda por técnicos. O estudante tem boas creches, pré-escola e o ensino fundamental. Depois quando precisa de um ensino médio de qualidade para que tenha condições de participar de vestibulares e Enem, busca em outras cidades uma escola que, de fato, atenda suas necessidades. É importante destacar que muito dos jovens deixam seus estudos por não terem condições financeiras de custear os gastos para frequentar escolas em outras cidades. Cheguei à conclusão que Colina é capaz de atender a carência de ensino desses jovens. Trabalharei por esta causa!
Quais as principais reclamações do povo durante a campanha?
A falta de emprego, transporte público para os jovens estudar e trabalhar nas cidades vizinhas, oportunidade da experiência no primeiro emprego e a gratuidade no fornecimento de remédios para pessoas carentes.
Vai se emprenhar para tentar resolver essas reclamações?
Com certeza, trabalharei em benefício da população colinense e visando sempre os menos favorecidos.
O contato com deputados é importante para conseguir recursos para o município?
Sim, a única forma do vereador trazer recursos ao município é através de um bom deputado estadual e federal juntamente com o governo estadual.
Como analisa a renovação recorde do Legislativo, que reelegeu apenas dois dos atuais vereadores?
No atual cenário do país o povo clama por mudança nas atitudes dos governantes e legisladores. Nas eleições municipais de 2020, a população confiou em propostas e ideias inovadoras dos candidatos que se colocaram a apreciação dos eleitores, o que levou a essa renovação histórica.
O salário do vereador é justo para a função?
Não. Os proventos justos seriam 2 salários mínimos podendo essa economia ser revertida em benefício ao cidadão colinense.
Vereador Antônio Muniz está no 1º mandato como vereador.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie