Prefeito quer comprar vacina para a população
Interesse direto foi formalizado junto à Pfizer e também aguarda aprovação da Câmara para integrar Consórcio Nacional
Diante do cenário proporcionado pela pandemia do novo coronavírus, o prefeito Dieb assinou documentos manifestando, oficialmente, o interesse do município na compra de vacinas contra a Covid-19 para imunizar toda população.
A Secretaria de Saúde oficializou a farmacêutica Pfizer Brasil sobre a intenção de compra da vacina contra a Covid-19. O documento oficial com a solicitação foi enviado no último dia 26 de fevereiro. O laboratório respondeu que inicialmente está negociando com o Governo Federale que o interesse de Colina está registrado e, assim que houver disponibilidade global de doses, a Pfizer entrará em contato.
CONSÓRCIO NACIONAL DE VACINAS
A prefeitura também demonstrou interesse em participar do CONECTAR (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) liderado pela Frente Nacional de Prefeitos – FNP.
Para tanto o prefeito encaminhou o Projeto de Lei nº 024/2021 à Câmara Municipal, para que autorize o Executivo a participar do Consórcio Público e, assim, permitir a compra de vacinas, possibilitando também a aquisição de medicamentos, equipamentos e insumos necessários no combate à pandemia.
Com a autorização do Supremo Tribunal Federal – STF, para que estados e municípios adquiram o imunizante, a intenção da Administração é comprar doses para vacinar toda população contra a doença, caso o Ministério da Saúde não cumpra as metas do Plano Nacional de Imunização.
SOBRE A VACINA DA PFIZER
Recentemente aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, para uso definitivo no país, a vacina da Pfizer/BioNTech teria eficácia de 85% contra casos sintomáticos de Covid-19 após a primeira dose, segundo pesquisadores. Outros estudos apontam que, duas semanas depois da aplicação da segunda dose, a vacina pode chegar a uma eficácia de quase 96%. Além disso, o imunizante seria 99,2% eficaz contra as formas graves da doença e 98,9% eficaz na prevenção de mortes.
SOBRE O CONSÓRCIO PÚBLICO
A formação do CONECTAR (Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras) irá permitir que os municípios integrantes comprem a vacina caso o Governo Federal não consiga atender à demanda e não forneça doses suficientes para a população. Segundo a Frente Nacional de Prefeitos – FNP, a previsão é de constituir e instalar o Consórcio até o próximo dia 19 de março.
“SALVAR VIDAS”
“É sabido por todos que atualmente a prioridade de compra das vacinas tem sido dada ao Governo Federal, mas formalizamos o nosso interesse para adquiri-las pelo município, se possível. Desde o começo da pandemia, Colina tem tomado inúmeras ações para proteger a população da Covid-19. Com a autorização do STF, sinalizamos a nossa intenção de adquirir doses para vacinar toda a população contra a doença, garantindo uma retomada segura das atividades e da economia, bem como reforçando nossa preocupação com as vidas humanas”, destaca o prefeito Dieb.
Jonas Donizette, presidente da FNP, informou que todos os municípios que apresentarem interesse na instalação do consórcio devem encaminhar o projeto de lei, aprovado pela Câmara, até 19 de março para que possam participar da Assembleia Geral de instalação do CONECTAR.
Dieb assina Projeto de Lei encaminhado à Câmara, que autoriza a adesão ao consórcio municipal para compra da vacina contra a Covid-19.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie