Colina recebe a visita de escritor português
A Secretaria de Educação e Cultura recebeu na manhã do dia 23 de fevereiro, o escritor português João Pais Dalmeida e sua esposa, e foi presenteada com um exemplar de seu primeiro livro intitulado “Brasiliemas – O Brasil em Poemas”, que está sendo lançado no mercado literário através da editora Albatroz.
O escritor é casado com a colinense Lúcia Gonçalves de Almeida e, após sua aposentadoria no Banco Central de Portugal, mudou-se em meados de 2019 para o Brasil, instalando-se na vizinha Bebedouro, onde passou a se dedicar intensivamente ao sonho de ser escritor. Além do primeiro título em fase de lançamento, já tem outros dois projetos em andamento que, em breve, também estarão disponíveis.
"Brasiliemas - o Brasil em Poemas" retrata a história do Brasil desde o tempo dos índios até os 200 anos de independência, que celebraremos em 2022. Segundo o autor, fundamentado por muita pesquisa, procurou retratar na obra as cenas, fatos e personalidades de maior relevância na sua perspectiva; todavia, sem qualquer crítica ou juizo de valor pessoal, social ou político, pois não é esse o foco da obra. Os fatos ou personalidades destacados na obra foram todos tratados com o máximo respeito e consideração.
Ainda segundo o autor, a obra está escrita numa linguagem poética simples e acessível, com uma sequência de rima moderna, sem régua e esquadro, e com uma cronologia obedecendo ao seu surgimento, tentando assim agradar a uma variedade larga de leitores, podendo atender os interesses do público educativo, já que relata a história do Brasil sem a referência insistente de datas.
Considerando que a Secretaria de Educação e Cultura tem atuado para valorizar os escritores locais, bem como incentivar o gosto pela leitura através de diversas ações como a Feira do Livro de Colina, a participação do município no programa “Viagem Literária” em parceria com a SP Leituras, a aquisição de acervos literários para as bibliotecas escolares e municipal, a Ação Biblioteca Ativa, entre outros, a professora Bete Neme, responsável pelo expediente da Secretaria de Educação e Cultura, destacou a honra em receber a obra "Brasiliemas" das mãos do escritor João Dalmeida. “Foi uma visita muito especial e um encontro de muita troca cultural. Uma vez que nosso objetivo tem sido trabalhar para formar leitores e para que nossos alunos e munícipes tenham cada vez mais acesso aos conteúdos e obras literárias, hoje fomos culturalmente agraciados com o encontro com o escritor João Dalmeida”.
O escritor João Dalmeida se colocou a disposição do município, quando a pandemia da Covid-19 passar, para interagir com os alunos, contar sua vivência no país português e descrever sua experiência como escritor. A professora Bete Neme, por sua vez, em nome do prefeito Dieb, convidou o escritor para participar da próxima Feira do Livro de Colina que ainda não tem data definida devido a pandemia. O livro "Brasiliemas - O Brasil em Poemas" pode ser adquirido no site https://loja.editoraalbatroz.com.br/brasiliemas-o-brasil-em-poemas .
Escritor João Dalmeida presenteia a secretária Bete com uma cópia do livro.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie