4 fatos sobre o Dia Internacional da Mulher
Diferentemente de outras datas comemorativas, o 8 de março não tem raízes comerciais. O Dia Internacional da Mulher entrou no calendário comemorativo no início do século 20 para ser lembrado pelas lutas dos direitos femininos.
1. A data surgiu em 1910
A ideia veio de duas alemãs, Luise Zietz e Clara Zetkin, que propuseram a criação de uma data para que as mulheres dessem voz às suas reivindicações. Isso aconteceu em 1910, na Conferência Internacional de Mulheres Trabalhadoras, na Dinamarca, e a proposta foi aprovada por unanimidade.
Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher foi comemorado em 19 de março de 1911, quando 1 milhão de pessoas participaram de passeatas na Europa pelo direito ao trabalho, ao voto feminino e a ocupar cargos públicos.
2. Incêndio em fábrica fortaleceu movimento trabalhista
No Brasil, é comum relacionar o Dia da Mulher ao incêndio em uma fábrica têxtil, em Nova York, em 1911, que matou 125 mulheres e 21 homens que trabalhavam no local. Como vimos, a data não teve origem nessa tragédia.
O desastre, no entanto, gerou forte comoção e contribuiu para o fortalecimento do movimento trabalhista nos Estados Unidos, expondo as péssimas condições enfrentadas pelas operárias na Revolução Industrial.
3. A data foi oficializada nos anos 1970
O dia 8 de março foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975, embora desde o início do século 20 a data seja associada a promover conquistas e direitos.
4. Existe um tema a cada ano
A cada ano, desde 1996, a data recebe um tema específico. Para 2021, o escolhido foi #ChooseToChallenge (Escolha Desafiar), para marcar o compromisso de denunciar o preconceito e a desigualdade de gênero, e a ajudar a criar um mundo inclusivo.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie