Dieb pede habilitação de 10 leitos de UTI no hospital para tratamento de Covid
A segunda onda de contaminação por Covid no Brasil tem causado um grande aumento de pacientes com a doença e, consequentemente, uma maior procura por leitos de UTI.
Segundo os profissionais da área da saúde o sistema público caminha para um colapso já que a procura por vagas é maior que o número de leitos disponíveis. Esta situação fez com que o Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, editasse uma Portaria autorizando a habilitação temporária de novos leitos de UTI para atendimento exclusivo dos pacientes com Covid.
Diante deste cenário o prefeito Dieb tomou a iniciativa de viabilizar a possibilidade de habilitar os leitos do Hospital José Venâncio. “Nosso hospital dispõe de uma excelente estrutura física, então juntamente com a secretária de Saúde, dra. Sadia, encaminhamos um pedido ao provedor Osny Paro para oficializar a iniciativa. A diretoria esteve reunida e acolheu a proposta. Antes, porém, já havíamos solicitado a visita da diretora da Divisão Regional de Saúde – DRS V, Rosemeire Campanholi Felca, para vistoriar o nosso hospital, mais especificamente a antiga ala de pediatria. Isso aconteceu no último dia 10 quando esteve acompanhada da equipe técnica da DRS e também pela Vigilância Sanitária Estadual. A avaliação foi positiva. Então o hospital deu início à algumas adaptações para deixar o local em perfeitas condições”, contou o prefeito.
PEDIDO DE HABILITAÇÃO
Na última terça-feira, 23, foi protocolado na DRS V um ofício assinado conjuntamente pelo prefeito, secretária e provedor pedindo a habilitação de 10 leitos de UTI no hospital.
“Agora vamos aguardar a análise e despacho da DRS V que representa a Secretaria Estadual de Saúde”, disse Dieb que acrescentou: “Estamos confiantes e com isso Colina poderá entrar para história como um município que tem grande vocação para salvar vidas e ajudar o Estado e o país neste momento tão importante”.
Indagado se a ala de UTI poderá se tornar permanente, Dieb disse que: “Há tempos solicitamos o credenciamento do hospital colinense para abrigar uma ala de UTI e a resposta sempre foi de que isso só era possível por meio dos hospitais regionais de referência. Então com a infraestrutura e os equipamentos aqui, vamos trabalhar e investir para que se torne permanente sim”.
COMO FUNCIONA
O provedor do hospital, Osny Paro e a diretora Juvenata Del’Angelo informaram que toda estrutura física e de mão de obra é de responsabilidade do hospital.
Disseram que será preciso contratar um médico intensivista que passa a ser o coordenador e uma nova equipe médica e outros profissionais, como enfermeiros padrão, fisioterapeutas, etc.
O provedor explicou que o hospital vai integrar a rede estadual para atendimento da Covid, ou seja, os leitos de UTI são para uso da população de todo estado que busca uma vaga pelo SUS por meio da CROSS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços da Saúde).
“Colina passará a integrar o sistema estadual e receberá pacientes de um modo em geral”, explicou Osny. Ele também disse que o pagamento do SUS é feito via prefeitura que repassa para o hospital. Hoje o governo paga R$ 1.600,00 por dia para cada leito de UTI. Esse pagamento é fixo e de forma mensal, independente se tiver ou não com pacientes. Osny também disse que este valor não é suficiente para manter uma UTI, já que os custos são elevados. Para tanto já está acordado com o prefeito Dieb de que o que exceder será custeado pela prefeitura de Colina.
O provedor disse também que aguarda com expectativa a resposta da DRS V. “Será um marco na história de Colina e do nosso Hospital José Venâncio”.
A diretora da DRS-V, Rosemeire, equipe técnica e V.S. Estadual durante vistoria na ala de pediatria que está sendo preparada para abrigar leitos de UTI.
Prédio da antiga pediatria, que terá acesso independente para os leitos de UTI.
Prefeito Dieb e a secretária Dra. Sadia entregam ofício ao provedor do Hospital, Osny e diretora Juvenata, solicitando as adequações necessárias para habilitar os leitos de UTI.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie