Aposentada ganha reforma da casa doada à AVCC
“Estou vivendo um sonho que nunca imaginei que seria realizado”, declara moradora
As pessoas que procuram a aposentada Terezinha Morales, de 65 anos, não estão mais reconhecendo a sua casa, na Rua Assad Abrão Daher nº 525 – Vila Cunha, que mudou totalmente com a reforma que ela ganhou da AVCC - Associação Voluntária de Combate ao Câncer, de Barretos.
Mas para entender como isso aconteceu é preciso voltar no tempo. Há quase 3 anos a aposentada fez um gesto nobre ao doar a casa em que vive com a mãe Josefa, de 93 anos, à Associação que é um braço da Fundação Pio XII e tem como missão auxiliar os pacientes em tratamento contra o câncer.
A escritura pública foi assinada no dia 20 de junho de 2018 e se tornou um fato inédito na história da AVCC que, até então, nunca tinha recebido um imóvel como doação.
A CONSTRUÇÃO DE UM SONHO
Em novembro do ano passado, os membros da diretoria da AVCC estiveram na residência da doadora para quitar o carnê do IPTU e notaram que a casa não estava em boas condições e que mãe e filha viviam de forma precária por conta de rachaduras por todo lado causadas por infiltração que estava comprometendo o alicerce, falta de itens básicos, entre outras várias coisas. “Tinha vergonha de receber as pessoas em casa e como nunca tive condições de fazer uma reforma fui me conformando com a situação. A visita dos diretores da AVCC mudou tudo de um momento para o outro”, destacou Terezinha.
Algum tempo depois da visita uma equipe de profissionais contratados pela AVCC chegaram na casa da aposentada que se espantou porque começaram a medir tudo, então soube da reforma completa que seria custeada pela Associação que contratou os prestadores de serviços que executaram os serviços.
As melhorias começaram pela forração de todos os cômodos internos, aterramento da estrutura, troca das portas inclusive da entrada principal, construção de novo calçamento no quintal e na área da frente, pintura, instalação de calha, pia na cozinha e portão. Além disso, D. Josepha foi presenteada com uma cadeira de rodas e de banho.
As obras terminaram no início deste mês de abril. “A atual gestão da AVCC tem pessoas de coração muito bom que se solidarizam com a necessidade do próximo. Doei a casa sem intenção nenhuma, mas quando praticamos o bem o retorno nos alcança uma hora ou outra e vem em dobro”, frisou a aposentada que chegou a escrever ao apresentador Celso Portiolli, do Programa “Domingo Legal”, do SBT, que mantinha o quadro “Construindo um Sonho”.
Terezinha se emocionou várias vezes durante a entrevista concedida à reportagem, principalmente ao dizer que na sua vida nunca foi sorte, sempre foi Deus. “Agradeço muito a AVCC que nos deu esse presente maravilhoso e a toda equipe de profissionais que trabalharam em casa. Sinto-me lisonjeada em compartilhar essa alegria que Deus nos proporcionou porque nunca imaginei receber essa bênção”.
A casa é da AVCC com reserva de usufruto vitalícia para mãe e filha. A ideia, segundo a direção da AVCC, é transformar no futuro o imóvel em casa de apoio para abrigar as pessoas que buscam tratamento no Hospital de Amor, que atende pacientes de todo país gratuitamente.
Terezinha em frente à casa que mudou totalmente depois da reforma feita pela Associação de Combate ao Câncer.
Fachada da casa depois da reforma.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie