Dia 01 – Sábado
19h – Missa na matriz
Dia 02 – Domingo
09h30 – Missa na Matriz
19:00h – Missa na Matriz
Dia 05 – Quarta-feira
19h – Missa com novena na matriz
“CRISTO A VIDEIRA, OS DISCÍPULOS OS RAMOS”
Jesus é a verdadeira vinha de onde brotam os frutos da solidariedade, da acolhida, da caridade, da verdade da paz. Ele forma uma comunidade que, à sua imagem, se deixa conduzir e cuidar pelo Pai; por isso, é frutífera e sempre se renova com as podas. O egoísmo, o isolamento, o afastar-se da comunidade levam os discípulos a se tornarem estéreis e até perder o sentido da vida. Por isso a proposta de Jesus é de uma vida autêntica, permanecendo fiel a ele.
No entanto, às vezes escolhemos nos distanciar de Jesus. O que é que nos leva a desligar-nos ou separa-nos da vinha verdadeira? O que nos impede de responder positivamente ao convite de estar em comunhão com o senhor? O que nos torna estéreis em sua comunidade?
Quando conduzimos nossa vida pelos caminhos do egoísmo, da indiferença ao sofrimento dos irmãos, quando nos fechamos no comodismo, em nossos projetos pessoais, corremos o risco de não produzir frutos de justiça, secar e perder o vínculo com Jesus. Que ramos desejamos ser? De quais podas necessitamos para voltar a produzir os frutos de vida que Jesus espera de nós?
Como nos recorda o Papa Francisco em sua exortação Apostólica Evangelli Gaudium, nº 23, o discipulado cristão é motivo de alegria para quem opta pelo seguimento de Jesus. A alegria cristã, porém, jamais exclui a cruz e o sofrimento. A alegria do discípulo resulta da capacidade de cumprir a vontade do Pai, permanecendo no amor.
O mestre Jesus foi exemplo consumado de amor até as últimas consequências.
As leituras bíblicas deste próximo domingo apontam para as questões de integridade e genuidade do discípulo cristão. A verdadeira identidade missionária dos discípulos de Jesus se expressa com ações concretas.
Pe. JOSÉ ROBERTO ALVES SANTANA - Pároco
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie