Colina registra 1º caso de dengue do ano
O 1º caso de dengue do ano é importado e foi confirmado na última segunda-feira, dia 20. A pessoa infectada, que mora na Av. José Francisco Azedo, entre os bairros da Cohab 3 e Jardim Primavera, contraiu o vírus em Barretos, onde trabalha em área considerada de grande transmissão.
A Secretaria de Saúde informou que, a partir da suspeita, a Equipe de Vetores realizou todos os procedimentos recomendados, como a busca ativa de suspeitos e eliminação de criadouros entorno da residência do infectado. Não foram identificados novos suspeitos e nem registrados números expressivos de criadouros, tornando-se desnecessária a nebulização no local.
“A população pode ficar tranqüila porque tomamos todas as providências necessárias para evitar a transmissão. Nossa equipe está em alerta e vem intensificando as ações educativas, preventivas e de controle do mosquito”, explicou a secretária Ana Helena Paro que revelou também que, “o setor mantém um rastreamento junto às Unidades Básicas de Saúde e Pronto Atendimento Municipal e não há, até o momento, nenhum caso suspeito de dengue”. Colina não registrava caso positivo da doença há mais de um ano; o último aconteceu em maio do ano passado.
Tem início em setembro uma nova ação da Saúde de combate ao mosquito transmissor da dengue. O “bota fora” irá percorrer todos os bairros da cidade até outubro, antes da chegada das chuvas, quando a proliferação é maior.
O resultado da Avaliação da Densidade Larvária (ADL), realizado duas vezes ao ano, em janeiro e julho, foi divulgado na última terça-feira. O resultado foi de 1.0, que representa um índice considerado tolerável pelo Ministério da Saúde.
Foto ampliada do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue.
Postado em 24/08/2012
Por: A Redação