Artista busca patrocínio para escultura de cavalo
A Capital Nacional do Cavalo precisa de uma escultura para homenagear o animal que faz parte de sua história. Foi pensando nisso que o artista plástico colinense José Carlos Poliselli decidiu elaborar um projeto de uma escultura que coloca o cavalo em destaque.
O projeto teve início por volta de 2015 e foi levado ao conhecimento da administração municipal que, depois de algum tempo, informou não dispor de recursos para esta finalidade.
“Diante disso o projeto passou por algumas adequações e a partir de agora pretendo viabilizá-lo por meio da iniciativa privada”, disse Zé Carlos que é nascido em Colina e por muitos anos residiu e trabalhou em São Paulo e atualmente mora em Bebedouro. Como design de desenvolvimento tem várias obras espalhadas pelo país, como esculturas em aço inox, madeira e concreto.
NOVIDADE
Poliselli informou que a escultura a ser instalada na sacada do Museu Municipal é um cavalo empinando com altura de 3,30m e ficará em uma base de concreto de 2,70m.
“Esta será a primeira obra de um cavalo produzido em cubismo de aço corten. É um trabalho que requer muita dedicação e empenho. As pequenas placas, os cubos, terão aproximadamente 10 x 5cm e muitas destas peças passarão por um processo de aquecimento para serem moldadas para assegurar um contorno adequado do animal”, disse o design.
Ele também esclareceu que após a concepção do desenho dará início a formatação da escultura que começa com a confecção do molde em fibra de vidro, depois o envolvimento com gesso e na sequência o aramado em aço inox. A última etapa é a fixação por solda das placas de aço corten. O aço corten é um material que fica avermelhado quando exposto ao tempo.
PATROCÍNIO
Zé Carlos informou que a prefeitura já aprovou a instalação da escultura e se dispôs a construir a base de concreto. Já a confecção da escultura está orçada em 70 mil reais.
“A ideia inicial é conseguir 4 patrocinadores para dividir esta despesa que pode ser paga em 7 parcelas. Cada patrocinador teria um investimento de R$ 17.500,00 que pode ser pago em 7 parcelas de R$ 2.500,00. Em contrapartida o patrocinador terá uma placa com nome ou logomarca afixada na base de concreto”, esclareceu o artista que também solicitou à prefeitura a possibilidade de retribuir os patrocinadores com a isenção/desconto nos tributos.
Segundo o Departamento Jurídico da prefeitura, até o momento Colina não dispõe de lei neste sentido, mas pode ser elaborada e aprovada a qualquer momento.
PABLO
O cavalo do monumento tem nome. Ele se chamará Pablo. “A ideia surgiu após um sonho que tive com o pintor Pablo Picasso depois de ler um livro que contava sua adoração por cachorros. No sonho ele aparecia pintando um cachorro em cubismo e então pensei esta é a inspiração que faltava para a criação da escultura do cavalo. Além de usar as placas em forma de cubo o alazão terá o nome do famoso pintor espanhol Pablo.
Os interessados em apoiar a iniciativa podem fazer contato com José Carlos Poliselli pelo fone (17) 99131-4052. Segundo ele o monumento deve ser inaugurado em dezembro deste ano.
O artista plástico Zé Carlos na sacada do Museu, onde será construído o monumento ao cavalo.
Poliselli mostra o banner com o projeto do monumento ao cavalo.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie