Vandalismo interrompe funcionamento de estação de esgoto do Jardim Santa Lúcia
Atraídos pelo valor lucrativo do fio de cobre indivíduos invadiram a Estação Elevatória de Esgoto do Jardim Santa Lúcia no final de semana prolongado e furtaram a eletro boia, que funciona como um sensor de nível que aciona as bombas. Também danificaram diversos fios prejudicando o sistema que ficou impossibilitado de funcionar.
Ricardo Casagrande, diretor do SAAEC – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Colina, explicou que a boia elétrica aciona as bombas para bombear o esgoto que é lançado na adutora, passa pela rede até chegar à Estação de Tratamento de Esgoto. Os cabos foram cortados, mas os ladrões não conseguiram puxar os fios comprometendo todo o bombeamento da estação.
Com o isso o esgoto extravasou e foi para a cacimba nos fundos da estação, que ficou bem cheia e gerou mau cheiro que incomodou os moradores e gerou muitas reclamações. “O problema não foi do sistema, mas do vandalismo que impossibilitou as bombas de funcionarem. Grande parcela do esgoto gerado no Jardim Santa Lúcia vai para a estação do bairro que não conseguiu lançar o esgoto na rede que foi para a cacimba, que é própria para um eventual defeito que ocorra no sistema”, explicou Casagrande que ressaltou: “A estação possui duas bombas, enquanto uma trabalha a outra fica de reserva. Essa entra em funcionamento quando é detectado algum problema. São dois sistemas duplos e idênticos de bombeamento de rede que só não resolveram a situação porque os cabos estavam cortados”.
O problema foi detectado e resolvido na segunda-feira, dia 12, na inspeção de rotina que é feita periodicamente na estação para manutenção do sistema. “Deparamos com o esgoto na cacimba, as bombas paradas e verificamos a falta da boia elétrica. Ao abrir as caixas de passagem constatamos os cabos cortados que não permitiram o bombeamento do esgoto que encheu o poço”, afirmou o diretor. “O pior foi o transtorno causado aos moradores do bairro. A cacimba nunca transbordou porque sua capacidade é grande, mas ficou bem cheia porque o vandalismo aconteceu no final de semana. O problema foi solucionado o mais rápido possível. Infelizmente estas ações dos vândalos causam um enorme prejuízo à população. É um verdadeiro desrespeito com o semelhante e com o Poder Público”, destacou Ricardo
Ele também informou que já foi iniciado projeto para conquista de recursos e reforma da estação elevatória de esgoto, dificultando assim a ação de vândalos que invadiram a estação pulando o alambrado que cerca o local. Não havia sinais de arrombamento no cadeado do portão e nem no arame de proteção. A estação não dispõe de vigilância.
Os vândalos cortaram todos os cabos que abastecem com energia elétrica a estação, interrompendo o funcionamento dos equipamentos.
Ricardo Casagrande, diretor do Saaec e a engenheira Elizângela de Souza acompanham o trabalho do funcionário da estação, tendo ao fundo a cacimba que ficou cheia no final de semana.
Diretor do SAAEC Ricardo e engenheira Elisângela acompanharam os reparos na estação após o furto.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie