Motorista é flagrado transportando madeira nativa
A Polícia Ambiental aplicou mais de R$ 18 mil em multas na “Operação Curupira”, realizada nos últimos dias 16 e 17 na região de Barretos e uma das autuações aconteceu em Colina.
A equipe formada pelos policiais Jardini e Lucas recebeu denúncia no dia 16 dando conta do transporte irregular de madeira nativa, onde existe uma mata. Os PMs flagraram um caminhão Mercedes Benz, cor azul, de Fronteira-MG, carregado com toras de madeira de árvores nativas em uma área próxima ao loteamento “Desmembramento Park”, paralelo à Rua Alfredo Pedro Jerônimo. O motorista ao ser indagado sobre a carga disse que se tratava de madeira de árvores de lichia e que não sabia ser de procedência nativa. Ele apresentou o romaneio, documento sobre a carga, com a quantidade de madeira que seria entregue a um frigorífico de Barretos, sendo um total de 28,75m3 que foi confirmada após aferição da carga. Causou estranheza aos policiais ambientais o fato de que o romaneio se referia a eucalipto e, mais uma vez, o motorista foi indagado relatando que a empresa só compra a carga se for eucalipto e por isso o documento se referia a este tipo de madeira. Ele alegou ainda que no dia anterior já tinha transportado carga semelhante. O motorista também não apresentou o DOF – Documento de Origem Florestal, que é uma licença obrigatória para o transporte e armazenamento de produtos florestais de origem nativa.
Após o término da fiscalização da carga foi observado que no entorno do local onde aconteceu o carregamento da madeira havia a predominância das espécies de amendoim bravo e canelinha, constatando vários exemplares cortados que até estavam rebrotando. Tal fato comprova que a madeira ali carregada já estava cortada há algum tempo.
Os policiais arbitraram ao motorista auto de infração ambiental com multa simples no valor de R$ 8.625,00 pelo transporte de 28,75 m3 de madeira nativa sem licença válida para todo o tempo da viagem. A carteira do motorista, categoria AB, não permitia a condução do caminhão carregado de madeira que também foi apreendido.
Caminhão carregado com madeira nativa autuado em Colina pela Polícia Ambiental.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie