Padre alerta sobre os vários “tipos” de políticos que surgem em época de eleição
Todos os municípios da Diocese de Barretos receberam as cartilhas do Projeto Diocesano de Evangelização – PRODE – que, neste mês de setembro, aborda a “Fé e Política”. O tema não é por acaso já que falta apenas um mês para as eleições municipais.
Um dos objetivos da campanha é orientar os cristãos como escolher os candidatos, alertando que o momento do voto é passageiro, porém as consequências perduram por quatro anos.
O bispo diocesano Edmilson Amador Caetano declarou que “não existem candidatos da Igreja Católica, mas católicos que atuam na política”, referindo-se que a política está presente em todas as esferas da sociedade e que a consciência é a única maneira de eleger os melhores candidatos.
A Paróquia de São José recebeu 500 exemplares da cartilha que foram distribuídas nas 21 comunidades que vão refletir sobre o tema, uma vez por semana. “O voto não tem preço, tem consequências. Esta é uma frase antiga que, inclusive, faz parte da mídia do TSE veiculada na TV. Apesar disso muitas pessoas ainda fazem mau uso do voto, a única arma que o cidadão tem para protestar contra os maus políticos”, ressaltou o pároco José Roberto Alves Santana.
“O CANDIDATO QUE NÃO TE RESPEITA, NÃO MERECE SEU VOTO”
“Se o candidato não te respeita agora e acha que pode abusar do som na propaganda volante, ele não merece seu voto”, desabafou Padre Santana que não aguenta mais o barulho ensurdecedor e constante da propaganda política na rua.
“A disputa parece que está em quem coloca o som mais alto. Os candidatos deveriam, pelo menos, respeitar o horário da manhã em que muitas pessoas que trabalham durante a noite têm para dormir. Há momentos do dia que nem dá para falar ao telefone”, constatou Santana, que alegou que a reclamação é generalizada. “Já conversei com alguns políticos e candidatos que não respeitam nem o horário das celebrações. Por enquanto estou só conversando, mas irei tomar outra atitude se o abuso continuar”.
“Outro tipo de candidato que não merece o voto de ninguém são aqueles que usam os sites de relacionamento para fazer campanha. Isso acaba irritando todo mundo porque além de sermos bombardeados, o tempo todo, com a propaganda de rua, também temos que aguentar a invasão no facebook, que não é lugar de política”.
OS SANTINHOS NÃO SUBSTITUEM O QUE O CANDIDATO TEM A DIZER
Outra “espécie” de candidato, apontada pelo pároco, são os que não respeitam o meio ambiente. “A propaganda deve ser feita de uma forma que não ofenda e não agrida o eleitor, o meio ambiente e a comunidade. Toda sociedade está engajada na causa ambiental, mas parece que os candidatos estão na contramão. Os moradores estão cansados de tanta sujeira causada pelos santinhos que entopem as caixas de correio e ficam espalhados pelo quintal”, salientou Santana, que ressaltou: “os candidatos precisam ter consciência do que é fazer política. Tenho orientado as pessoas a deixar de lado os candidatos que distribuem santinhos sem critério. Um pedaço de papel nunca substitui o que o candidato tem a dizer”.
PENSE BEM ANTES DE VOTAR
Padre Santana também lembrou que o candidato que ao invés de apresentar sua plataforma de trabalho, para melhorar a cidade e a vida da população, fica atacando os adversários também não é digno de voto. “Não é para atacar o outro, mas para expor suas intenções e ideias. Se isso não acontece é a mesma coisa que chover no molhado, ou seja, se eleito será mais um como tantos que existem por aí. Devemos rejeitar qualquer tipo de violência seja ela física ou verbal”.
A pessoa que vende o voto também não tem consciência de que seu ato pode prejudicar a coletividade. “O eleitor precisa adquirir uma consciência clara e plena do que cada candidato tem a oferecer e cobrar dele as propostas se eleito”.
MANDAMENTOS DO VOTO CONSCIENTE
A cartilha traz os 10 mandamentos do voto consciente, que incentivam o eleitor a conhecer o passado do candidato antes de votar nele. “Pense bem antes de votar, escolhendo pessoas preparadas para administrar e que mereçam ser nossos representantes”.
Padre Santana disse que a cartilha está à disposição dos políticos e dos eleitores interessados em usar bem a “arma” que têm nas mãos no dia 7 de outubro. Veja quais são os mandamentos do voto consciente em nosso site.
Paróco comenta os trechos da cartilha durante entrevista.
Postado em 08/09/2012
Por: A Redação