O 1º “Bota Fora” contra a Dengue, ação preventiva iniciada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, no último dia 10, já recolheu 5 caminhões de entulhos e materiais diversos.
A coleta foi realizada em alguns bairros, pré definidos, porém o trabalho continua até percorrer toda a cidade, conforme programação (veja nesta página).
O trabalho está sendo executado simultaneamente por duas frentes, num único setor, formadas pela Equipe de Vetores e Frente de Trabalho, recém instalada no município.
O material recolhido está sendo encaminhado à CooperColina – Cooperativa de Recicláveis, que comercializará os recicláveis e posteriormente descartará os demais em local apropriado.
A ação visa combater os criadouros do mosquito transmissor da dengue neste período que antecede a chegada das chuvas. São recolhidos todo tipo de material que acumule água e que não tem mais utilidade, como móveis velhos, pneus, eletrodomésticos inutilizados, garrafas e até entulhos de construção.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a população tem participado ativamente, separando os materiais e facilitando o acesso dos técnicos às residências. “Esse trabalho conjunto é fundamental e decisivo na luta contra a dengue”, enfatizou Antônio Donizete Figueira, chefe da Equipe de Vetores.
Um dos caminhões repleto de entulho.
Caminhão carregado de entulho.
Entulho em residência, que foi retirado pelo Bota-Fora.