Caminhada quer mobilizar famílias para o diagnóstico precoce do câncer infantil
Naima Khatib (ao centro) ladeada por Marilsa Passatuto, presidente da comissão e Pierina Girardi (VCC).
Depois de montar um complexo para tratamento de câncer 100% pelo SUS, que atrai pessoas de todo o país, a Fundação Pio XII tem mais um desafio pela frente: tornar o Hospital de Câncer de Barretos no maior centro de cura de câncer infantojuvenil do Brasil.
Para que isso aconteça o HC barretense irá promover, no dia 25 de novembro (domingo), às 8 horas, a “1ª Caminhada Passos que Salvam”, uma ação simultânea que será realizada nos 20 municípios da região, inclusive Colina e Jaborandi.
A campanha foi lançada em Colina na noite do último dia 12 pela enfermeira Naima Khatib, representante do HC. O encontro, no auditório da ACIC, reuniu representantes de entidades, Secretaria de Saúde e parceiros para alertar que tratando-se de câncer o diagnóstico precoce é vital.
“A primeira coisa que me perguntam é como uma caminhada pode salvar vidas. Costumo dizer que não adianta ter o hospital se as crianças não chegam em tempo de serem tratadas. Os melhores médicos, equipamentos e medicações não significam nada se a doença está em estágio avançado”, declarou Khatib. Acrescentou, “o foco principal é destacar que a prevenção é a única maneira de cura. As mães devem ficar atentas e procurar ajuda adequada na fase inicial da doença, quando as chances de cura são muito grandes. O câncer infantojuvenil é a 2ª causa de morte proporcional entre crianças de 1 a 19 anos”.
No encontro foi formada a comissão responsável pela articulação da caminhada e escolhida Marilsa Passatuto para encabeçar o trabalho. “Em breve serão montados postos de venda para a aquisição do kit da caminhada (camiseta + squeeze) por R$ 20,00. Queremos tornar essa caminhada um marco na história do HC e toda renda será revertida para a aparelhagem de dois centros cirúrgicos”, destacou Naima.
Para ser referência nacional no tratamento de câncer infantojuvenil, o HC tem que cumprir uma série de normas estipuladas pelo St. Jude e MD Anderson Cancer Center, hospitais norte-americanos com quem o HC firmou parceria. “Investindo numa medicina oncológica pediátrica diferenciada, no diagnóstico precoce e a prevenção vamos alcançar a cura. Precisamos mobilizar e sensibilizar todos os segmentos da sociedade para esta causa”.
A próxima reunião acontece no próximo dia 28, na ACIC e toda população está convidada a participar. “Nosso objetivo é arrebanhar o maior número de pessoas para esta caminhada que pode salvar muitas vidas”, conclui a representante do HC.
Mais algumas fotos do evento
Enfermeira Naima com os representantes das entidades participantes do encontro: Ordem Demolay, Grupo da 3ª Idade, Vicentinas, Secretaria de Saúde, Voluntários do Combate ao Câncer e Casa Assistencial.
Público atento à representante do HC durante lançamento da campanha em Colina
Os participantes assistiram vídeos que mostra alguma das crianças em tratamento na Fundação e da caminhada realizada pelos hospitais norte-americanos, parceiros do HC na luta contra o câncer infantojuvenil
Naima Khatib com os participantes do 1º encontro, onde foram definidos alguns detalhes da caminhada, que acontece em novembro.
Postado em 22/09/2012
Por: A Redação