Cartório inicia hoje a preparação das urnas eletrônicas
O Cartório Eleitoral inicia hoje, 27, os procedimentos de preparação das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 7 de outubro. Os dados do sistema eleitoral serão repassados aos componentes que vão integrar as urnas. Na se- quência será feita a carga com os dados dos candidatos e a lacração. Os serviços estarão concluídos na próxima terça-feira, dia 2.
VOTO ELETRÔNICO EM COLINA E JABORANDI FOI ADOTADO HÁ 12 ANOS
No Brasil o voto é obrigatório e por isso todo cidadão, pelo menos a cada dois anos, tem contato com a urna eletrônica, invenção brasileira que desperta a curiosidade de vários países.
O equipamento é usado no processo eleitoral há anos, mas apesar disso tem muito eleitor que ainda não se acostumou com a urna eletrônica, que facilitou e acelerou o processo eleitoral, sem contar a rapidez na apuração dos votos.
Para saber mais sobre esse equipamento, fundamental no processo democrático, a reportagem procurou o Cartório Eleitoral onde as urnas, que serão utilizadas daqui a 10 dias, ficam armazenadas.
As urnas chegaram em Colina e Jaborandi em outubro de 2000, quando foi implantado o voto eletrônico. Os equipamentos foram substituídos em 2010 por modelos mais atuais, de 2009, já preparados para o voto biométrico (pela leitura da impressão digital), que ainda não foi adotado por aqui.
O voto por biometria atingirá mais de 7,7 milhões de pessoas de 299 municípios, de 24 estados brasileiros, nas eleições do dia 7 de outubro, sendo quatro deles em São Paulo (Itupeva, Jundiaí, Nopuranga e Sales Oliveira). Além das 48 urnas, 35 para Colina e 13 de Jaborandi, o Cartório dispõe de mais 3 reservas (contingência). “São realizados testes semestrais para garantir o funcionamento das urnas e em anos eleitorais esse procedimento é feito com maior frequência. Os resultados são enviados ao TRE”, informou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral.
Para garantir a lisura no processo eleitoral, o Cartório convoca, por meio de editais, os interessados para acompanhar os trabalhos realizados nas urnas. “Existe um programa específico que é instalado na urna para evitar fraudes nos votos computados. Os trabalhos referentes às urnas, durante o período eleitoral, são fiscalizados pelos candidatos, partidos políticos, Ministério Público e qualquer interessado”, explicou.
Urnas utilizadas nas eleições que ficam armazenadas em uma das salas do Cartório Eleitoral.
Postado em 29/09/2012
Por: A Redação