Eleitor não poderá votar com equipamentos eletrônicos
Os eleitores que forem votar com qualquer tipo de equipamento eletrônico terão que deixá-lo na entrada da seção eleitoral, antes de ter acesso a urna eletrônica.
Essa foi uma das orientações repassadas aos mesários convocados pela Justiça Eleitoral, que participaram de treinamento nos últimos dias 13 e 14 no auditório da Secretaria de Educação.
“Os aparelhos eletrônicos serão retidos na entrada da seção eleitoral e devolvidos após a conclusão do voto pelo eleitor. Essa é uma orientação do TSE que foi repassada aos mesários”, explicou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral.
JUSTIFICATIVA
As mesas específicas de justificativa, para os eleitores que estão fora do domicílio eleitoral no dia da eleição, serão extintas nas eleições do dia 7 de outubro. “O eleitor deve preencher o requerimento de justificativa, disponível em todos os locais de votação, de Colina e Jaborandi e apresentá-lo em qualquer seção eleitoral juntamente com o título de eleitor”.
A Justiça Eleitoral convocou 192 mesários para o treinamento, mas foi registrada uma pequena abstenção que, segundo o chefe do Cartório, “não foi suficiente para comprometer o treinamento. Os faltosos só serão penalizados se faltarem no dia da eleição”.
“Além do título, o eleitor deverá apresentar um documento oficial com foto. O eleitor que perdeu o título e não sabe onde vota deve procurar o Cartório Eleitoral”, orientou Campos Júnior.
O mesário que tiver qualquer dúvida de como deve proceder no dia da eleição deve procurar o Cartório Eleitoral, que está à disposição para orientações.
Postado em 29/09/2012
Por: A Redação