Os 13 alunos concluintes do Curso Técnico em Agroecologia, oferecido gratuitamente pela Prefeitura, por meio de convênio com o Centro Paula Souza, realizarão como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) a “Campanha para Coleta de Lixo Eletrônico”, no próximo dia 20.
Um único posto de coleta, instalado na praça matriz, recolherá materiais eletrônicos diversos (pilhas, celulares/baterias, computadores, impressoras, eletrodomésticos, etc), das 8 às 17h. Todo material recolhido será encaminhado para reciclagem adequada, dentro das normas de descarte e segurança de cada tipo de resíduo.
Com o crescente uso da tecnologia e o curto período de vida útil dos equipamentos eletrônicos, este tipo de lixo tornou-se um problema ambiental e um risco à saúde humana, quando não é feito o descarte adequado. Além da contaminação e poluição do meio ambiente, as substâncias químicas destes materiais podem provocar doenças nas pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios, ruas, etc.
“O objetivo é arrecadar equipamentos eletrônicos e promover a conscientização popular para a destinação apropriada deste materiais, como a bateria de celular. Mesmo quando não funciona e é incapaz de sustentar uma carga, ela ainda contém elementos nocivos à saúde. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e materiais recicláveis”, esclareceu Lisandra Cunha Godoy, coordenadora do curso de agroecologia iniciado em agosto de 2011. O encerramento está previsto para dezembro deste ano e já foram aplicados 3 módulos: o 1º na Escola Venâncio e os outros dois na ETAM “São Francisco de Assis”.