Zaía é o recordista de votos para vereador
Ser o mais votado, sem gastar praticamente nada e superar candidatos com história na política foram os maiores adversários que Joaquim José de Almeida Filho, o “Zaía”, de 44 anos, enfrentou nas urnas, que o elegeram vereador com a maior votação da cidade, 787 votos, o que corresponde a 8,19%. Percentual maior que do até então recordista Ronaldo Daher, que em 2004 foi de 8,04% com 866 votos, porém o número de eleitores era menor.
“Tenho uma grande responsabilidade, com vontade e coração quero retribuir e agradecer a confiança. Não tenho nenhum projeto mirabolante, mas quero ouvir o que o povo tem a dizer”, declarou Zaía.
Esta é a 3ª vez que ele disputa uma vaga na Câmara. Na 1ª, em 2004, como candidato pelo PMDB, obteve 56 votos. Em 2008, já no atual partido, o PRB, conseguiu 128 votos.
“Trabalhamos muito e esperava uma boa votação, mas me surpreendi com tantos votos”, conta sorrindo o primeiro vereador dos bairros Nosso Teto/Vila Guarnieri. Ele atribui a conquista a união e parceria do grupo que o apoiou em todos os sentidos. “Esse grupo existe há 17 anos, estamos sempre juntos promovendo eventos em prol da Vila Guarnieri e Nosso Teto. Essa parceria vai continuar para me ajudar a ser o vereador que o povo deseja”, ressaltou.
Ele acredita que os votos do Patrimônio, Nosso Teto e Vila Guarnieri, onde reside desde 1982, somada a dos outros bairros, o elegeram. “A campanha foi dura e percorremos toda cidade. As visitas vão continuar durante meu mandato para saber quais são as necessidades de cada bairro para poder elaborar projetos e melhorar a vida dos moradores”, prometeu o futuro vereador. Acrescentou, “o povo me pediu para não fazer como a maioria dos políticos, que mostra a cara só a cada 4 anos e depois desaparece, virando as costas para os problemas da comunidade”.
Sobre o alto salário do vereador, que é motivo de críticas da população, ele diz: “o vereador tem que fazer por merecer o salário que recebe”.
Músico, puxador de samba, integrante da “Unidos do Teto” e apaixonado pelo Carnaval, ele é da opinião que a festa popular seja realizada na avenida das Cohabs, onde aconteceu o Confaban. “A avenida deveria concentrar o público, com a apresentação da escola e na sequência o carnaval popular”.
MÚSICA EMPLACOU
Como não tinha recursos para a campanha e usando a habilidade natural, ele mesmo criou a letra e gravou, no fundo do quintal, embaixo de uma mangueira, a música inspirada no pagode “Assim você mata o papai”, do grupo Sorriso Maroto. “A música emplacou e até criamos uma coreografia para acompanhar o refrão: 10789 é o número do Zaía”.
A conquista da vaga na Câmara foi comemorada na noite de domingo. Na segunda pela manhã, o candidato percorreu o comércio para agradecer o apoio e à noite aconteceu a carreata da vitória.
O candidato mais votado está provisoriamente afastado das funções na Guarani. Ele, que não concluiu o Ensino Fundamental, é casado com Eni Fulanetti e tem duas filhas, Vanessa e Larissa, de 13 e 19 anos.
Zaía, o recordista de votos, durante entrevista.
Com os companheiros Beto Lima e Rogério, Zaía, o campeão de votos, se prepara para comemorar. CL Produções
Postado em 13/10/2012
Por: A Redação