De 29 de outubro a 01 de novembro aconteceu em Águas de Lindóia - SP, o “Seminário Internacional de Educação – Práticas Pedagógicas de Leitura e Escrita nos Anos Iniciais – 2012”, evento organizado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
O encontro aconteceu nas dependências do Hotel Monte Real Resort, onde 91 Diretorias Regionais de Ensino do Estado e 407 municípios parceiros do Programa “Ler e Escrever” se fizeram representar por cerca de 980 educadores, entre expositores dos trabalhos escolhidos e demais participantes.
Colina esteve presente com o trabalho selecionado “Desvelando Textos Literários: Um Procedimento Facilitador no Processo para Tomada de Posse da Fluência Leitora” apresentado pelas professoras Luiza Aparecida Maia, diretora da EMEF “Antonio Daher” - Cohab 2 e Diva Maria D. J. Franco da EMEF “Cel José Venâncio Dias”, ambas formadoras do Programa Ler e Escrever da Rede Municipal de Ensino. O trabalho foi um dos 3 selecionados pelo Pólo de Rio Preto.
As professoras Diva e Luiza comentaram “a honra de estar presente em evento de tal peso pela oportunidade de estar confrontando práticas diárias de ensino com conhecimento acadêmico de importantes estudiosos e pesquisadores na área da educação”.
As colinenses ressaltaram a importância da orientação e supervisão oferecidas nos encontros realizados no Pólo de Rio Preto, pela professora Ione Aparecida Cardoso Oliveira, formadora do Programa. Agradeceram também o incentivo e apoio da secretária de Educação, Bete Neme, que não mede esforços para o sucesso na educação no município.
O Programa Ler e Escrever é desenvolvido em Colina desde 2009, através de convênio celebrado com o Governo Estadual e sua principal meta é melhorar os índices de alfabetização.
Colinenses com as formadoras do Pólo de Rio Preto e Sônia Camilo, da Diretoria de Ensino de Barretos.