A música “Nos Bailes da Vida”, do cantor Milton Nascimento, traduz bem a vontade e o desejo do professor Henrique de Oliveira Campase, de 33 anos, tanto que a palavra “artista”, do texto original, pode ser substituída por vereador.
“não adianta criar indicações e projetos sem estar no meio do povo porque cada bairro tem uma necessidade. Quero visitar as comunidades e ouvir diretamente dos moradores suas reivindicações e expectativas”, destacou o vereador eleito que é formado em Administração de Empresas e dá aulas na ETAM “São Francisco de Assis”.
O Legislativo não será um assunto novo para o professor, que já fez curso de gestão e capacitação política pela Câmara de Barretos. Também deu sua contribuição como cidadão e ocupando cargo na diretoria de várias entidades colinenses.
A transparência dos trabalhos no Legislativo e atenção especial à Educação também serão prioridades no seu mandato. Veja a entrevista a seguir
Foi surpresa ou esperava o número de votos que obteve?
Foi surpresa os 416 votos, mas esperava uma boa votação, pois muitos diziam que deveria me candidatar, fazendo um trabalho sério, digno e com propostas. Gostaria de agradecer esses 416 companheiros que creditaram seus votos na minha pessoa e trabalho.
Por que quis ser vereador?
Sempre gostei, me envolvi e tive pretensões políticas no âmbito de fiscalizar e colaborar para o crescimento de minha cidade. Fazendo cumprir com o dever de um bom político.
Quais as prioridades para seu mandato?
São várias, como ditas em campanha, mas coloco como as primordiais a atenção direta às comunidades, publicar com antecedência as datas e horários das reuniões, transmitindo-as ao vivo e postando-as no site da Câmara, atenção especial com os animais em geral e na área educacional, valorizando professores, transmitindo conhecimento, respeito e educação aos educandos.
Qual o primeiro projeto que apresentará quando assumir o cargo?
Apresentar um projeto de transparência nas reuniões da Câmara publicando com antecedência nos veículos de comunicação cabíveis, as datas e horários das reuniões a serem transmitidas ao vivo e postadas no site da Câmara para acesso da população. Não menos, sem a necessidade de se fazer projeto para indicação, farei visitas nos bairros, ouvindo todas as reivindicações e sugestões dos moradores.
O que Colina necessita e não dá mais para esperar?
Necessita e não da mais para esperar uma segurança capacitada de ponta, além de indústrias e empresas para a geração de empregos e renda, mantendo aqui nossos munícipes.
Quais as principais reclamações do povo durante a campanha?
Foram diversas as reclamações, na área da saúde, a descrença nos políticos, bicicletas na contra mão, as canaletas daavenida das cohabs, entre outras.
Vai se empenhar para tentar resolver essas reclamações, ouvidas durante a campanha?
Vou me dedicar e me empenhar para junto do Executivo fazermos o máximo para resolver essas reclamações e outros problemas que venham acontecer.
O salário do vereador (para 2013/16 de R$ 6.012,00)) sempre foi criticado pela população, por considerá-lo elevado demais já que acontecem apenas duas reuniões e o cargo político não deve ser confundido como emprego. Como analisa isso?
Concordo que este salário é elevado, mas fora definido pelo atual legislativo. Isso deverá ser debatido quando for para definirmos o nosso orçamento. Embora discuta-se o salário elevado, o vereador deve sim ser remunerado, não só pelas duas reuniões, mas também por ter obrigações fora da Câmara como viagens, ligações, combustível, documentos, etc. gerando assim gastos ao bolso em particular.
Tem intenção de assumir a presidência, sim ou não? Por quê?
Embora ainda não pense na presidência, tenho interesse em formar a mesa e atribuir alguma pasta para minha bancada, futuramente pode ser que esteja mais preparado para esse importante cargo.
Tem contato com algum deputado do partido? Isso é importante para conseguir recursos para o município?
Pessoalmente ainda não, mas já entrei em contato com alguns deputados que se disponibilizaram a receber-me para nos conhecermos e, assim, conseguir recursos, uma vez que disseram ter votação expressiva em nosso município.
Vai querer expor suas ideias ou concordar com a opinião da maioria? Já dizia o escritor: “toda unanimidade é burra”. Como analisa o fato da Câmara ser formada por 90,90% de vereadores da situação?
Sem duvidas, pretendo sim não só expor minhas idéias e projetos, como também lutar para colocá-los em prática junto aos outros vereadores. Quanto à frase, minha opinião é de que quem fez a escolha foram os eleitores e os vereadores não pensam todos de forma unânime, cada um tem sua opinião, então não vejo nada de errado em 90,90% da Câmara ser formada pela situação. O escritor também pode estar enganado. Acho que uma situação, tranqüiliza e apóia em muito uma administração, deixando assim, o prefeito tranqüilo para exercer seu trabalho.
Dúvidas
Quem Somos
Assine
Anuncie