O empresário Luiz Roberto Maldonado Barcelos “Bebeto”, sócio-proprietário da Agrícola Famosa, maior produtora de melão do mundo, esteve com a presidenta Dilma Rousseff no último dia 13, em Brasília, durante a cerimônia de lançamento do programa “Mais Irrigação”
Bebeto foi convidado como representante da agricultura irrigada e falou da importância da implantação do programa no semiárido nordestino, como mecanismo de diminuição da pobreza e desigualdade social.
Com o respaldo dos governadores do Ceará e Rio Grande do Norte, onde estão as fazendas da Agrícola Famosa, Barcelos convidou a presidenta a conhecer as propriedades. Ela se mostrou interessada e sinalizou que existe a possibilidade.
Convidado especial e representante da agricultura irrigada, Bebeto Barcelos conversa com a presidenta Dilma e com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, observados pelo presidente do Senado, José Sarney.
Com um dos maiores projetos de irrigação em atividade no semiárido nordestino, a Agrícola Famosa, maior produtora de melão do mundo, foi convidada para representar o setor de irrigação durante a cerimônia de lançamento do programa “Mais Irrigação”, realizada no Palácio do Planalto no último dia 13, em Brasília.
O colinense Luiz Roberto Maldonado Barcelos “Bebeto”, sócio-proprietário da Agrícola Famosa, representou a empresa a convite do Ministro de Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, que atendeu pedido da presidenta Dilma Rousseff que fez questão da presença e o depoimento de um produtor. Bebeto esteve ao lado do ministro, presidenta Dilma, governador da Bahia, Jaques Vagner e do presidente do Senado, José Sarney.
Ao usar da palavra, fez uma explanação da área irrigada pela Famosa na produção de melão e outras frutas. Destacou que, “o Governo está no caminho certo. Está plantando uma valiosa semente em terreno fértil que, muito em breve, vai gerar bons frutos”.
Ele também disse que o Brasil tem tudo para desenvolver ainda mais o semiárido e o programa não vai apenas trazer benefícios aos agricultores, como diminuir a desigualdade social.
Ao discursar a presidenta Dilma enfatizou que os 10 milhões de reais do programa serão investidos para derrotar a seca. “Vamos valorizar a agricultura familiar e desenvolver a economia regional de forma sustentável, gerando mais emprego e renda”, disse a presidenta.
VISITA EM PAUTA
Em entrevista exclusiva à reportagem, Bebeto informou que após a solenidade, com o respaldo dos governadores do Ceará e Rio Grande do Norte, que estavam presentes, convidou a presidente para conhecer as fazendas da Famosa, localizadas nestes estados. Segundo ele, a presidenta se mostrou interessada e sinalizou que existe a possibilidade quando da reunião da SUDENE, que acontece em Natal, em fevereiro.
Indagado a respeito do distinto convite, o empresário da fruticultura disse: “Isto representa o reconhecimento do bom trabalho que a Famosa vem desenvolvendo na região”.
Bebeto informou que a
empresa continua em plena
expansão,
ampliando as
exportações das frutas produzidas no
Nordeste. Com novas
tecnologias pós-colheita está enviando, em
fase experimental,
contêiners para China,
Cingapura,
Malásia, Hong Kong,
Turquia e
Arábia Saudita.
Além do
melão, a
Famosa produz melancia, banana,
mamão,
aspargos e
outros vegetais.
Bebeto é filho do
casal colinense Luiz Paulo
Barcelos/Rosy.
Veja mais fotos e o
pronunciamento completo do
empresário no link:
http://www.youtube.com/watch?v=aaDc8Rn9Iyk&feature=share
Presidenta Dilma cumprimenta o empresário Bebeto Barcelos, após seu pronunciamento; observados pelo ministro Fernando Coelho.