“A Justiça foi feita”, desabafou Mãozinho
Esta foi uma das declarações que o vereador reeleito Salomão Jorge Cury Filho “Mãozinho” (PTB) deu à reportagem na noite de segunda-feira, dia 10, depois que o TSE deu provimento ao recurso especial e deferiu o registro da sua candidatura.
“Foram quase 5 meses de angústia desde o 1º dia que minha candidatura foi impugnada até a decisão. Sinto-me aliviado para comemorar e continuar trabalhando por Colina”, desabafou Mãozinho.
A indefinição da candidatura de Mãozinho teve início em 31 de julho deste ano, quando o Ministério Público Eleitoral local impugnou o pedido de registro por suposta inelegibilidade, alegando que o Tribunal de Contas desaprovou suas contas como presidente da Câmara em 2005.
O juiz Mateus Veloso Rodrigues Filho julgou procedente a impugnação que seguiu para o TRE, que confirmou a sentença por Mãozinho ter recebido, como presidente do Legislativo, subsídio com valor equivalente a 40% dos deputados estaduais, ultrapassando o limite máximo de 30% estabelecido na Constituição Federal.
Na sentença do TSE, publicada na terça-feira, dia 11, a ministra relatora Nancy Andrighi atesta que, “não vislumbro dolo de improbidade administrativa por parte do recorrente. A devolução ao erário dos valores recebidos a maior, embora não afaste, por si só, a inelegibilidade, indica a ausência de má fé do recorrente”. Veja a sentença na íntegra no nosso site www.ocolinense.com.br
Mãozinho revelou que nunca perdeu a esperança e que sempre teve confiança na vitória. “Como os autos do processo atestam, não cometi irregularidade nenhuma porque não houve dolo, improbidade administrativa e nem dano insanável. Sempre tive a consciência tranquila e aguardava um resultado favorável, só não esperava que demorasse tanto”. Acrescentou, “agradeço todos que estiveram ao meu lado nos momentos difíceis, compartilhando nossa dor e desespero. Tenho muito a agradecer ao meu advogado, na reta final, Luiz Manoel Gomes Júnior e as defesas brilhantes do dr. Washington Rocha de Carvalho, em 1ª e 2ª instâncias”.
FILHO IGUALA CANDIDATURAS DO PAI
Com a decisão favorável no TSE, Mãozinho vai para o 5º mandato e iguala o mesmo número de legislaturas do pai Salomão. “Isso me dá muito orgulho porque o amor à política foi influência dele”.
Ele também declarou que é novamente candidato à presidência da Câmara, o que aumenta a disputa já que a cadeira está sendo pleiteada pelos vereadores Edinalva, Lupercio e Jorge.
CÁLCULO DO QUOCIENTE AINDA NÃO FOI REFEITO
O Cartório Eleitoral informou que, como a decisão do TSE ainda não transitou em julgado não pode refazer o cálculo do quociente eleitoral para saber quem dos eleitos sai com a entrada de Mãozinho. Portanto, tudo que se comenta a respeito é mera especulação. “Os votos de Mãozinho serão computados o que aumenta o número de votos válidos e consequentemente do quociente eleitoral”, explicou Carlos Humberto Campos Júnior, chefe do Cartório Eleitoral.
O TSE negou seguimento ao recurso especial da candidata Fátima Piai Ramadan (PMDB), no último dia 10 e manteve a decisão que indeferiu o registro de sua candidatura. A candidata informou que vai apresentar agravo regimental junto ao órgão. Este recurso é analisado pelo colegiado de ministros do TSE.
Mãozinho comemora vitória no TSE, que garantiu sua candidatura.
Postado em 15/12/2012
Por: A Redação