O medo e a insegurança, que cresceu com a sucessiva onda de assaltos a postos de combustíveis, supermercado e bares, motivou a ACIC a convocar os comerciantes para participarem de reunião com o comandante da Polícia Militar, 1º Tenente Edson Rodrigues de Oliveira, no auditório da Associação, na sexta-feira, dia 14. O encontro reuniu dezenas de comerciantes e quatro vereadores eleitos Ailton, Jorge, Henrique e Gasolina.
A “Atividade Delegada” foi apontada pelo Comandante como único caminho para aumentar o número de policiais nas ruas já que o efetivo da PM é pequeno. “Os policiais do pelotão local são excelentes, mas precisamos dar prioridade às urgências quando temos várias ocorrências para atender ao mesmo tempo. O número de policiais e de viaturas de Colina está de acordo com os estudos estatísticos da Corporação”, explicou Oliveira, que esteve reunido com o prefeito Mi para propor a criação da “Atividade Delegada”, que já foi adotada por 106 municípios do Estado e tem apresentado índices satisfatórios.
“Esse projeto nada mais é do que delegar ao município competência para que os policiais trabalhem no horário de folga para aumentar a segurança, nos pontos que os comerciantes acharem necessário”, explicou Rodrigues. Acrescentou, “também é criado um fundo, onde as horas trabalhadas dos policiais são computadas e todos, que têm interesse no policiamento extra, podem participar. Outra característica é a formação de uma comissão, com representantes da PM e da sociedade, para administrar as atividades”.
O presidente da ACIC, Beto Felici, propôs que a comissão seja formada por um representante da entidade que teria o papel de ser porta voz dos comerciantes para atender os anseios da classe. “Os comerciantes estão apreensivos e a Atividade Delegada realmente pode ser uma luz no túnel para termos mais segurança nas ruas”, disse Felici.
O prefeito Mi está analisando a proposta da PM e deve se pronunciar a respeito do início do próximo ano. Enquanto isso a população fica na torcida para que a “Atividade Delegada” seja viabilizada o quanto antes.
Beto Felici, presidente da ACIC apresentou ao Comandante da PM as reivindicações dos comerciantes.