A experiência adquirida nos vários anos de profissão foram essenciais para o engenheiro agrônomo colinense, João Amadeu Giacchetto, assumir a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barretos.
O convite foi feito pelo prefeito Guilherme de Ávila Borges meses antes da eleição e se confirmou com sua vitória nas urnas. O conhecimento técnico e experiência nas respectivas áreas de atuação foram fundamentais para a formação do alto escalão do prefeito barretense.
“É um novo desafio na minha carreira e o reconhecimento pelo trabalho realizado. O contentamento em participar da administração do maior município da regional é muito grande. Nosso objetivo é esquecer o passado, implantar novos projetos para garantir a sustentabilidade rural e urbana”, declarou Giacchetto
O maior desafio do novo prefeito é controlar o déficit que encontrou na prefeitura com o corte imediato de gastos para poder equilibrar as contas do município. “A prioridade é cortar gastos por isso vamos trabalhar para diminuir as despesas, sem deixar de aplicar todas as forças no crescimento de Barretos com o fortalecimento da agricultura familiar, ajustamento de compromissos ambientais, reativação da coleta seletiva, aumento do número de equipamentos e maquinário para atender pequenos e médios produtores, redução dos impactos ambientais e aumento da área arborizada da cidade”, explicou o secretário. Acrescentou, “vamos melhorar o que é bom e criar novos mecanismos para alavancar o setor agrícola e ambiental. Nossa intenção é inserir o peixe na merenda escolar com a viabilização econômica da piscicultura existente, através de parcerias e convênios”.
O colinense também conhece os caminhos para conseguir recursos e viabilizar novos programas do governo estadual dentro da cidade. Formado há 25 anos pela ESALQ/USP, João Amadeu já prestou assessoria técnica na iniciativa privada e pública. Trabalhou na Casa da Agricultura e também atendeu em Colina. Por meio de concurso público ingressou na CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, do EDR – Escritório de Desenvolvimento Rural de Barretos, onde ingressou inicialmente como assistente técnico e depois assumiu como diretor técnico, cargo que ocupou por 5 anos.
João Amadeu integra a equipe de governo do prefeito barretense.