Cidade está há mais de 7 meses sem promotor titular
Promotores Sérgio Clemantino e Fábio Constantini respondem pelo MP em Colina.
A falta de um promotor titular na Comarca, diariamente, vem sendo questionada pela população que há mais de 7 meses está sem um titular, desde a promoção do dr. Cleber Defina, ocorrida no início de junho de 2012.
“A vinda de um promotor titular para Colina ainda não tem data prevista e o atendimento ao público acontece, no mínimo, duas vezes por semana”, informou o promotor Sérgio Clementino, de Rio Preto, que acumula as funções na Comarca juntamente com o dr. Fábio Rossi Constantini, de Bebedouro.
Em entrevista à reportagem, dr. Sérgio explicou como está sendo feito o atendimento na cidade.
O COLINENSE: Por que ainda não foi nomeado um titular para a cidade?
Dr. Sérgio Clementino: Temos uma grande falta de promotores no Estado. A carreira é divida em entrâncias (inicial, intermediária e final), de acordo com o tamanho das cidades. Colina é entrância inicial. Assim, é comum que o promotor se promova e vá para outras Comarcas maiores. Quando isso acontece, leva um tempo até que outro promotor assuma a Comarca.
Isso depende do quê?
Depende de duas coisas: que o cargo seja colocado para promoção (ou remoção) e que algum promotor se interesse em vir pra Colina. Promotores (assim como os juízes) não podem ser transferidos de local de trabalho contra a vontade. Por isso é preciso que alguém queira assumir o cargo.
Por que é tão difícil encontrar alguém para ocupar o cargo de 1ª entrância?
Na verdade, a dificuldade é maior em Comarcas mais distantes da Capital, como é o caso de Colina. Há menor interesse em cidades distantes, de porte pequeno, que normalmente tem menos infraestrutura. Além disso, a rotatividade é maior porque dificilmente alguém fica muitos anos em 1ª entrância.
Como é dividido este trabalho e em quais dias tem atendimento ao público?
Fazemos uma divisão de trabalho interna entre áreas (cível, criminal, infância e juventude, difusos, eleitoral, etc). O atendimento ao público é prestado nos dias em que há promotor na Comarca (no mínimo duas vezes na semana). Em todos os dias, porém a triagem inicial, feita pelos funcionários do MP, está sendo prestada.
A falta de um titular não compromete o atendimento ao público?
A falta de titular faz com que o atendimento não seja prestado diretamente todos os dias da semana.
O cidadão deve procurar o MP em que casos?
O MP atua nos casos de interesse coletivo, nos casos criminais e nos casos em que há interesses de incapazes (como na infância e juventude). A triagem pelos servidores é feita, dentre outras coisas, para verificar se o caso é de atuação do MP. Quando o caso é de outro órgão, a pessoa é encaminhada ou orientada neste sentido.
Postado em 02/02/2013
Por: A Redação