Vítima de esfaqueamento comparece ao júri algemado
O mais curioso na tentativa de homicídio (esfaqueamento) que estará em análise pelo Tribunal do Júri na próxima terça-feira, dia 12, não será tanto o julgamento, mas o fato da vítima comparecer à sessão algemada e o réu estar solto.
Isso não é comum, mas pode acontecer e se explica facilmente. A vítima do esfaqueamento, Alfredo Luiz Lenhaverde se envolveu em um outro crime após a tentativa de homicídio contra a sua vida, ocorrida em 31/5/2009. Por esse outro crime, que não tem nada a ver com julgamento, ele está preso na Penitenciária I de Serra Azul, de onde será escoltado para a sessão do júri.
O acusado Alex Fernando Pedrozo da Silva, que na época confessou o esfaqueamento, ficou preso na cadeia de Colina por 3 meses e como era réu primário conseguiu na Justiça o direito de responder ao processo em liberdade.
A tentativa de homicídio ocorreu em frente à casa de Alex, na Rua Eugênio Donini – Pedreira, onde os dois se desentenderam e o réu, em poder de uma faca, desferiu vários golpes em Alfredo, acertando o pescoço, ante-braço, costas e abdômen. A vítima recebeu os primeiros cuidados no pronto socorro local, porém foi transferida para Barretos devido à gravidade. Alfredo, que perdeu muito sangue e correu risco de morte, ficou internado na semi-uti por 15 dias e além dos cortes, teve a traquéia e esôfago cortados, levando mais de 40 pontos.
A faca foi apreendida pela polícia na cena do crime, que ocorreu por volta das 12h15. Alex foi enquadrado no artigo 121, concomitante com o artigo 14, inciso II, ambos do Código Penal. Os dois envolvidos apresentam versões diferentes dos fatos.
O réu foi denunciado pelo Ministério Público por tentativa de homicídio qualificado e, segundo o teor da denúncia, “a qualificadora do delito também se encontra bem delineada nos autos. O crime foi cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, que estava desarmada. A defensora do acusado, Pricila Zinato, pede a improcedência da acusação, por ter agido em legítima defesa. A 1ª sessão periódica do Tribunal do Júri tem início às 9h, com o sorteio dos 7 jurados, que formarão o Conselho de Sentença, entre os 25 previamente sorteados.
Postado em 09/03/2013
Por: A Redação