Exame para diagnóstico de dengue é suspenso
Os exames sorológicos para detecção de dengue estão suspensos em Colina desde o último dia 2, atendendo protocolo da Secretaria Estadual de Saúde que determina a suspensão nos municípios em epidemia, como Colina que já ultrapassou a média estabelecida de 300 casos por 100 mil habitantes
A partir de agora, a confirmação da dengue será realizada através de análise clínica, como observação dos sintomas e histórico do paciente, e epidemiológica para verificar a incidência de casos do bairro de origem, entre outros critérios.
“O exame só será realizado nos casos suspeitos de dengue hemorrágica e internação, mas as notificações devem continuar sendo realizadas porque são essenciais para direcionar as ações no controle do vetor e também para própria saúde do paciente”, informou a secretária de Saúde, Priscila Ramos.
TREINAMENTO
Enfermeiros e médicos da Rede Municipal de Saúde participaram do “Treinamento Express”, nas dependências do Pronto Atendimento Municipal na manhã do último dia 4, que teve como foco o manejo clínico, avaliação e classificação de riscos e organização do trabalho.
O objetivo da ação, uma das estratégias da Secretaria Estadual de Saúde no combate à doença, foi capacitar e atualizar os profissionais de saúde nos locais de trabalho já que muitos não compareciam quando o treinamento era realizado em outros lugares.
O treinamento foi ministrado pela enfermeira Cristiane Ferreira Galvão e o médico Guilherme Carvalho Freire, ambos integrantes do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Departamento Regional de Saúde de Barretos (DRS-5).
AUMENTO DE CASOS
O número de casos de dengue aumentou novamente e agora já são 120 confirmações da doença, 75 autóctones (transmissão local) e 45 importadas. Neste ano o município já registrou 393 notificações, sendo 82 negativas e 191 casos suspeitos aguardam resultado de exames.
Postado em 13/04/2013
Por: A Redação