Homenagem a Colina e ao Clube Hípico
Equipe campeã do torneio de Polo realizado em 2012.
Em cada aniversário da nossa cidade sempre são lembrados alguns fatos interessantes e muitos deles ligados à tradição da família Junqueira que, na década de 20, foram os pioneiros no aprimoramento da criação de cavalos, contribuindo para o surgimento do Mangalarga, a raça nacional.
Naquela época era costume convidar e acolher alguns amigos de fora para temporadas de caça ou pesca. Um dos convidados ilustres, o Dr. Cid de Castro Prado, vivenciando a aceitação do polo na Hípica Paulista e vendo a dedicação dos Junqueira, sugeriu a modalidade para Colina, como mais um esporte e lazer.
A ideia foi bem acolhida e estava plantada a semente do Clube Hípico. Um dia, Antônio Junqueira Franco, “Nico”, foi com alguns familiares à Estação Ferroviária buscar uma encomenda. Ao ver o volume todos se assustaram com os dizeres da remessa: “SEGUEM BALAS E CARABINAS”. No Governo da época o assunto era arriscado. Mas tudo se esclareceu quando abriram e viram muitas bolas e tacos para o polo, enviados pelo Dr. Cid Prado. Foi um alívio. Começaram as primeiras tacadas nos campos de futebol das fazendas irmãs, Cava (Abílio Junqueira Franco), São João (João Junqueira Franco) e Retiro (Luís Lemos de Toledo, “Tio Nenên”, o caçula da primeira geração). Mas o primeiro campo com as medidas oficiais foi na Fazenda Consulta do Antenor Junqueira Franco. Todos eram irmãos.
Em 21 de abril de 1926 aconteceu a emancipação política de Colina e o primeiro prefeito foi Antônio Junqueira Franco, “Nico”, que já havia demonstrado o seu espírito comunitário e religioso em 1924, doando um sino para a igreja matriz, que vem depois do da Sé e o do Mosteiro São Bento, o mesmo que até hoje chama os fiéis para as orações.
No mesmo dia da elevação para município, foi fundado o Clube Hípico de Colina, que hoje também completa 87 anos e mantém a tradição dos grandes encontros de equipes de polo, firmando-se a nossa “Cidade Carinho” como a Capital do Cavalo.
PARABÉNS COLINA!
PARABÉNS CLUBE HÍPICO!
Alberto Raad
Postado em 19/04/2013
Por: A Redação