Prova de hipismo é transferida
A 3ª etapa do Campeonato da Abhir do Concurso Completo de Equitação (adestramento/salto), que seria realizada no Recinto Municipal amanhã, dia 19, foi transferida para o Haras Cedro da Colina.
Segundo o Escritório de Defesa Agropecuária de Barretos, foi publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 19, uma resolução que exige a realização de exame de sangue para todos os equídeos em trânsito no Estado devido à ocorrência da doença “Burkholderia Mallei”, conhecida por Mormo. Além desta nova doença, também está sendo exigido o comprovante de vacinação da “influenza equina”.
O secretário de Esportes, Marcelo Pinto Neto “Barba”, explicou que atualmente 120 cavalos encontram-se alojados nas baias do Recinto. “Seria impossível realizar o exame em todos esses animais antes do evento, até porque este novo exame só é feito em Campinas e São Paulo, portanto optamos por transferir as duas provas para o Haras Cedro da Colina, onde já aconteceria a prova de cross. Os animais de lá ficarão alojados no Recinto e os competidores, como é de costume, apresentarão os exames aos técnicos da Defesa Agropecuária”. Barba ressaltou que, “são normas que temos que obedecer, porém as provas vão acontecer e para tanto convidamos o público a prestigiar o evento que tem início amanhã”.
Fernando Cláudio, técnico do EDA de Barretos, informou que a resolução deve ser cumprida à risca. “Estaremos presentes antes do início das provas para realizar a fiscalização. Aqueles animais que não apresentarem os documentos exigidos, não poderão desembarcar”.
Postado em 19/04/2013
Por: A Redação