População não tem consciência do poder que tem
Vereador Henrique, o único que participou da conferência, com o engenheiro Fernando Basso e secretário Jaci Paro.
Apesar da 5ª Conferência Municipal da Cidade, realizada no último dia 23, no auditório da Secretaria de Educação, ser voltada ao cidadão e contar com a participação popular, foi registrado um número reduzido de participantes, tanto que só foi possível montar um único grupo para discutir e elaborar as propostas que serão encaminhadas ao evento estadual.
Se o cidadão não mostrou interesse é preferível acreditar na falta de informação ou até no próprio desinteresse, mas o que dizer dos representantes do povo que não estiveram presentes num evento que discutiu os problemas da cidade?
O único vereador, que acompanhou a conferência até o final, foi Henrique Campase, que inclusive se candidatou para ser delegado. Ele também apresentou sugestões como incluir no contrato das casas populares que serão entregues futuramente obrigações que o mutuário terá que cumprir para melhorar a vida da comunidade que vai residir no conjunto habitacional.
O engenheiro Jaci Paro, secretário de Planejamento e Meio Ambiente, disse que esperava uma participação maciça, porém não foi isso que aconteceu. “O objetivo do governo federal com a realização destas conferências é fazer com que a sociedade civil se organize para discutir e definir suas necessidades e cobrá-las do Poder Público”, explicou
REESTRUTURAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS
Vários pontos interessantes foram discutidos na conferência, um deles foi a reestruturação das associações de bairros, que não existem mais e eram um importante canal de comunicação do povo com o Executivo e Legislativo.
Um problema antigo abordado pelo secretário de Meio Ambiente, e que todo mundo tem conhecimento, é o uso de produtos químicos na lavagem de ônibus na nascente do Córrego José Venâncio, que fica numa Área de Preservação Permanente conhecida como “bica”, próxima à Colitex.
Depois que a Estação de Tratamento de Esgoto entrou em operação o trecho do córrego foi recuperado e, pouco tempo depois, os peixes começaram a aparecer novamente. Hoje está acontecendo o inverso, os produtos químicos usados na lavagem dos ônibus estão caindo no córrego e matando os peixes.
GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O MUNICÍPIO
A realização da conferência é uma exigência do governo federal para a conquista de convênios. “Em 2014 teremos a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano que destinará recursos para as políticas públicas de estados e municípios e quem não cumprir as regras do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano não conseguirá dinheiro para melhorar a sua cidade”, informou Jaci.
DELEGADOS ELEITOS
Os delegados que estarão representando Colina na conferência estadual são: Poder Público - titular Henrique Campase (Poder Legislativo) e suplente Jaci Salim Paro (Poder Executivo). Da sociedade civil foram eleitos Célia Regina Lopes e Caio Felici; Fernando Luiz Basso e Adriani Modesto Seixas.
O prefeito Mi fez a abertura da conferência que teve como tema “Quem muda a cidade somos nós. Reforma Urbana Já”. A palestra sobre “Município do Futuro” foi proferida pelo engenheiro Fernando Luiz Basso. Além dos funcionários da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, o evento teve a participação do vice Ronaldo Daher, secretários municipais e diretoras de escolas.
Grupo que fez parte das discussões na Conferência.
Delegados (titulares e suplentes) eleitos que representarão o município no evento estadual.
Postado em 01/06/2013
Por: A Redação