A campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) tem início neste sábado, dia 8, quando acontece o “Dia D” em todo território nacional. A novidade é a mudança da faixa etária.
As crianças menores de 5 anos continuarão como alvo da campanha, só que a vacina será aplicada a partir dos 6 meses de vida e não mais desde o nascimento, como vinha ocorrendo há vários anos. Isso porque as crianças menores de 6 meses já estão sendo vacinadas com a injetável.
A enfermeira Natália Cantizano Basso, da Vigilância Epidemiológica, informou que em virtude desta alteração a vacinação ocorrerá, exclusivamente, na sede da Secretaria de Saúde, que funciona na Rua Coronel Nogueira, 321, no Jardim São João, das 8 às 17 horas. “No local encontram-se as fichas espelho de todas as crianças, necessárias para anotações”, explicou a enfermeira.
Além das duas gotinhas da “pólio”, serão aplicadas outras vacinas em atraso na caderneta de vacinação. A segunda dose da vacina contra a pólio será aplicada em 14 de agosto.