Reforma e reorganização são os grandes desafios do SUS
Prefeito Mi discursa, observado pelos integrantes da mesa.
Dr. Carlos Haroldo Piancasteli, palestrante da conferência.
Diretora DRS-5, Rosemeire Felca e secretária Priscila Ramos que fizeram uso da palavra.
A questão estrutural foi apontada como o maior problema da saúde na VI Conferência Municipal de Saúde, realizada no último dia 21, no auditório da Secretaria de Educação, que teve como tema “SUS – Humanizado e Resolutivo”.
“É necessário fazer reformas e reorganizar o SUS e o aspecto absolutamente fundamental é um modelo de atenção à saúde. Trabalhamos num modelo fragmentado, baseado na oferta. Se você não se enquadra no cardápio da Unidade Básica de Saúde é uma relação desumanizada”, destacou o renomado palestrante Dr. Carlos Haroldo Piancasteli, médico e professor que possui vasta experiência na área de saúde, inclusive já foi consultor do Ministério da Saúde.
Na palestra ele abordou a “Rede de Atenção à Saúde e o Papel da Atenção Primária em Saúde”, enfatizando a necessidade de reformas e reorganização do SUS. “São enormes os desafios do SUS do seu ponto teórico, mas na prática existe muito a ser feito”.
Ele também destacou que daqui a 30 anos seremos um dos países com a população mais velha do mundo. “Na virada da década 60% do atendimento nas UBSs serão de doenças crônicas, relacionadas ao envelhecimento”.
HUMANIZAÇÃO
A diretora da Divisão Técnica de Saúde da Regional Barretos, Rosemeire Campanholi Felca, destacou no seu discurso a humanização do serviço de saúde. “O paciente precisa mais do que uma consulta ou intervenção, necessita de um gesto de amor e carinho”.
Ele parabenizou Colina que adota uma política de conformidade com os princípios e modelos defendidos pelos órgãos estaduais e federais. Também destacou o serviço de agente comunitário de saúde, que funciona muito bem no município e a inversão da pirâmide da idade populacional. “As pessoas estão envelhecendo mais e nascendo mais, por isso precisamos melhorar a qualidade de vida da população mais idosa”.
O prefeito Mi fez a abertura do evento, que ainda teve a participação do vice Ronaldo Daher, profissionais da área de saúde, agentes comunitários, das secretárias Bete Neme (Educação e Cultura) e Sueli Cristina Basso de Souza (Desenvolvimento Social) e representante do Conselho Tutelar. Também participaram os vereadores Edinalva, Zaía, Lupercio a Aílton.
Após a discussão em grupos, foi apresentada a nova composição do Conselho Municipal de Saúde para a gestão 2014/15 e eleitos os delegados, que representarão Colina na conferência estadual, que são: Ana Helena Dezolt Parro representante dos profissionais de saúde; Camila Dalpím Nogueira e Carmem Sílvia Ivanof Tapia (usuários) e secretária Priscila Aparecida Ramos (Poder Gestor), que juntamente com a equipe da saúde organizou a conferência que atingiu seus objetivos. O público foi formado por profissionais de saúde e convidados. A população, principal interessada na discussão das propostas, não participou.
Secretária Priscila com o palestrante Carlos Paincasteli.
As delegadas eleitas: Camila Nogueira, Ana Helena Parro, Carmem Tapia e secretária Priscila junto ao palestrante.
Discussão das propostas em grupo.
Durante o intervalo, o médico dr. Carlos conversou com os profissionais de saúde.
Postado em 28/06/2013
Por: A Redação