Esse foi o foco do discurso da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Sueli Cristina Basso de Souza, na IX Conferência Municipal de Assistência Social realizada no último dia 2, no auditório da Secretaria de Educação.
O prefeito Mi fez a abertura do evento e destacou os avanços do setor. “A política do assistencialismo ficou no passado. Hoje, embora os desafios ainda sejam enormes, é possível visualizar um futuro melhor para os trabalhadores da área e, principalmente, para os usuários da Assistência Social”, declarou.
O tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS – Sistema Único de Assistência Social” foi abordado pelo renomado palestrante Márcio Nalini, que é assistente social, professor e mestre no assunto. Ele explicou o modelo atual da política de assistência social e os mecanismos para seu financiamento e gestão. Destacou também a importância do trabalho em rede para que os objetivos sejam alcançados e atendidas as necessidades dos usuários.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fernanda Garcia Paro Silva Constantin, destacou como principais proposições a consulta ao CMAS quando da destinação de recursos para a área e sua participação na elaboração do plano plurianual.
Também foram eleitos os delegados que representarão o município na conferência estadual, que são: Adriana Ferreira da Silva (sociedade civil) e Cátia Aparecida Spagnol (poder público) como titulares. Os suplentes são Isabel Aparecida de Oliveira Costa e Ageu Gonzáles Moreira.
A conferência ainda teve a participação da secretária Priscila Aparecida Ramos (Saúde), vereadores Edinalva e Zaía, funcionários da assistência social e saúde, integrantes do Conselho Tutelar, convidados e usuários.
O evento ainda teve a participação dos bailarinos Luana e Henrique, da Jovem Cia. de Dança Expressart, que fizeram a apresentação da coreografia “Entrelaçados”, de autoria do professor Guilherme da Silva.
Prefeito Mi discursa ao público, observado pelos integrantes da mesa.