Atendimento pelo SAMU deve começar em breve
Motoristas de Colina, que atuarão ligados à regional de Barretos, participaram de treinamento.
Prefeito Mi assina termo de adesão quando da visita do ministério da Saúde em Barretos, no ano passado.
O município aguarda apenas a liberação dos documentos encaminhados ao Ministério da Saúde para receber uma ambulância de suporte básico e iniciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que atende chamadas pelo 192.
A estrutura padronizada para a entrada de ambulâncias já foi instalada ao lado do Pronto Atendimento Municipal. A equipe da saúde, que participará do serviço, também já participou do curso de capacitação, coordenado pelo médico Thalles de Almeida.
Colina faz parte dos municípios da região que manifestaram interesse em participar da regionalização do SAMU, que antes atendia apenas Barretos e Guaíra. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Mi durante visita do ministro Alexandre Padilha a Barretos, em março do ano passado.
“O suporte avançado continua a ser prestado por Barretos e o básico pelos municípios do entorno, tudo para agilizar o serviço e garantir um socorro imediato em casos de urgência e emergência”, explicou Priscila Aparecida Ramos, secretária Municipal de Saúde.
O projeto para a regionalização do serviço foi solicitado pela Central de Regularização em Barretos, que viu a necessidade dos municípios terem o suporte básico para prestarem o atendimento.
A central de regularização funciona em Barretos e os municípios da região foram contemplados com o suporte básico, que exige um socorrista (motorista) treinado e um técnico de enfermagem.
Postado em 20/07/2013
Por: A Redação