Oficinas culturais também oferecem aulas de canto, flauta e pintura
Alunas testam a voz na aula de canto.
Após o período de reestruturação, o antigo coral “Estrela Guia”, que funcionava na EMEF “Antônio Daher” – Cohab 2, foi retomado e agora faz parte das oficinas culturais desenvolvidas no Centro de Projetos Sociais (Super Center).
A novidade é que as aulas são ministradas pelo músico Alex Jonatan de Souza Caetano (foto), de 22 anos, que domina os instrumentos de corda em geral. Ele formou-se no ano passado e tem licenciatura plena em Música Popular pela Unaerp.
Alex explicou que o objetivo das aulas é formar um grupo vocal capela, onde os alunos façam o acompanhamento da música, sem a necessidade da utilização de instrumentos. “Alguns integrantes teriam a função de dar ritmo, melodia e harmonia à música apenas com as vozes”, explicou o professor.
Para participar do coral, que ainda não tem nome, não precisa tocar nenhum instrumento e nem ter conhecimento de partitura. A única condição essencial é gostar de cantar.
“O desenvolvimento do canto em grupo precisa de ensaio e para atingir um bom nível isso é indispensável. A perfeição só é atingida com a prática constante”, comentou o músico, que também dá aula de violão no período da manhã. Com um mínimo de 6 meses de ensaio, com certa frequência, a meta é montar um grupo para fazer a primeira apresentação do coral no final do ano.
O Fundo Social de Solidariedade, responsável pelas oficinas culturais, informou que as aulas do Coral acontecem aos sábados em dois horários, das 13 às 14h30 e das 15 às 16h30. As inscrições podem ser feitas no Centro de Projetos Socais, com a coordenadora Lóide Fernandes.
PINTURA EM TELA
Professor Sílvio orienta aluna na oficina de pintura em tela.
Outra novidade para quem gosta de trabalhar com pincéis são as aulas de pintura em tela, que também são uma nova opção oferecida pelas oficinas culturais.
As aulas são ministradas pelo professor Sílvio Fulanetti. A procura foi tão grande que houve a necessidade de fazer uma lista de espera porque as turmas existentes já ocuparam todos os horários disponíveis. As aulas são realizadas as segundas e sextas-feiras no período da manhã e na terça, quarta e quinta-feira no horário da tarde. Mesmo que não haja vagas disponíveis no momento, os interessados podem fazer a inscrição que será estudada a possibilidade de abrir novas turmas.
NOVOSINSTRUMENTOS
Músico e professor Alex usa o violão, que faz o acompanhamento das vozes.
Além do violão, a flauta e o teclado também foram incorporados às oficinas musicais que tem como professor Antônio Carlos Barbosa “Moska”. As flautas foram adquiridas pela Administração Municipal e os teclados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Educação.
No Centro de Projetos Sociais também são desenvolvidas aulas de artesanato, com a professora Érica Batiston Raniel e de dança com Guilherme Silva. As oficinas são totalmente gratuitas e oferecidas para todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, a partir do 3º Ano do Ensino Fundamental. Os únicos requisitos exigidos são a frequência e a vontade de aprender.
Estudantes aprendem as técnicas para reproduzirem paisagens.
Postado em 27/07/2013
Por: A Redação