Prefeitura de Barretos tem 72h para assumir a Santa Casa
Através de uma "recomendação" enviada ao Prefeito Guilherme Ávila na tarde de ontem, o Promotor Flávio Okamoto deu um prazo de 72 horas para que o prefeito baixe um Decreto de intervenção na Santa Casa de Barretos.
Na recomendação, o promotor destacou 13 "considerandos" que justificaram sua recomendação, citando uma dívida no valor de R$ 60 milhões e paralisões no atendimento à população em vários setores do hospital.
Mesmo se tratando de uma recomendação, o promotor finaliza citando que, "Em caso de não acatamento desta recomendação, o MINISTÉRIO PÚBLICO informa que adotará as medidas legais necessárias para assegurar sua implementação e para apurar responsabilidade pela eventual omissão, na seara da improbidade administrativa", finaliza o documento.
Em entrevista coletiva na tarde de ontem, o prefeito barretense disse que estará baixando o Decreto dentro das 72 horas e adiantou que o presidente da Comissão de Intervenção será o Secretário de Saúde, Alexander Stafy. A intervenção será por um ano ou até que a situação do hospital se normalize.
O prefeito contou ainda que em contato mantido com o Governador do Estado, Alckmin, o caso foi explicado e com a Prefeitura assumindo o hospital, a Santa Casa poderá voltar a receber a verba do Pró Santa Casa, que foi suspensa por falta da Certidão Negativa de Débito.
Para ele, a principal causa do problema financeiro da Santa Casa é a defasagem da tabela SUS, que vem prejudicanto todos os hospitais públicos do país.
Postado em 03/08/2013
Por: A Redação